São Paulo, 2 – O preço do leite ao pecuarista em fevereiro, referente ao produto captado em janeiro, foi de R$ 1,4175 o litro, 3,6% superior ao apontado pela média Brasil em janeiro, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). “O movimento de alta nos preços do leite no campo, observado pelo terceiro mês seguido, é influenciado pela maior competição entre laticínios para garantir a compra de matéria-prima num contexto de oferta limitada”, disse, em nota.

A captação pelas empresas voltou a cair em janeiro. O Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) do Cepea recuou 3,7%, resultado do clima adverso. “Vale destacar que, no Sul do País, o cenário de baixa oferta deve continuar sendo verificado nos próximos meses, tendo em vista que essa região enfrentou uma séria estiagem prolongada, que prejudicou a atividade agropecuária como um todo. O estresse calórico, a menor disponibilidade de pastagens e os prejuízos no plantio do milho para silagem devem antecipar a entressafra leiteira na região.”

+ Produtores de leite podem ter desconto na conta de luz
+ Empraba lança app que mostra o desempenho do rebanho leiteiro 

O Cepea destaca ainda o aumento dos custos de produção (em especial do preço do concentrado, puxado pela constante valorização dos grãos) e o abate de vacas leiteiras (estimulado pelos elevados valores no mercado de gado de corte).

Esses fatores influenciaram a tomada de decisão dos pecuaristas nos últimos meses, disse o centro de estudos. “Também é importante destacar que, frente às dificuldades de anos anteriores, os investimentos de longo prazo para a produção leiteira foram comprometidos, o que têm limitado o potencial de crescimento da atividade no presente.”