Os valores da soja atingiram patamares recordes nos portos brasileiros em abril. O indicador da soja Paranaguá (PR) registrou alta de 7,7% entre março e abril, a R$ 102,30 a saca de 60 kg. Em termos reais, o resultado é o maior desde setembro de 2018. O indicador da soja Paraná também subiu no período, com alta de 7,8% e média de R$ 95,19 a saca de 60 kg, maior valor para um mês de abril desde 2004.

De acordo com o levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Cepea/Esalq/USP), o movimento positivo ocorreu porque o produtor já comercializou grande parte da safra 2019/20. No curto e médio prazo, não haverá a necessidade de vender maiores volumes.

Para o instituto, a tendência é que muitos armazenem o remanescente da temporada para vender nos próximos meses. O estudo mostra ainda que grande parte da safra já comercializada teve como destino a exportação. O cenário alerta as indústrias brasileiras quanto ao abastecimento da matéria-prima para o segundo semestre.