Notícias

Premiê português diz que concluir acordo comercial UE com Mercosul é prioridade

O primeiro-ministro de Portugal, Antonio Costa, afirmou nesta terça-feira, 20, após reunião da Cúpula Ibero-Americana de empresários, que é “prioritário concluir os acordos da União Europeia com o Mercosul”. Em publicação após o evento no Twitter, o português também citou acertos com Chile e México. No momento, Portugal ocupa a presidência rotativa do Conselho da União Europeia.

“Importa reforçar a parceria econômica entre países ibero-americanos para a promoção de uma recuperação conjunta, equilibrada e aberta ao mundo”, também escreveu o primeiro-ministro. A liderança de Lisboa no Conselho da UE foi algumas vezes descrita como uma oportunidade de aproximação com o Mercosul tendo em vista o acordo comercial, levando em conta a proximidade entre os países. A presidência rotativa de Portugal termina em junho, quando a Eslovênia passará a comandar o órgão.

O encontro foi sediado em Andorra, e o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou pelo Twitter, tendo em vista a ocasião, que o governo espanhol doará, quando for possível, vacinas à América Latina para impulsionar a luta contra a covid-19. “Trabalharemos, também nestes dias, no desenho de uma resposta coordenada à crise sanitária, econômica e social para avançar em uma recuperação sustentável e inclusiva na América Latina”, escreveu Sánchez.

Veja também

+ Restaurante japonês que fez festa de swing lança prato chamado “suruba”
+ Cantor Ovelha abre frangaria em São Paulo com a ajuda de Ratinho
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mineral de Marte raro na Terra é achado na Antártida
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Atriz pornô é demitida de restaurante por causa de “cliente cristão”
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?