Londres, 16 – O processamento de cacau na Europa totalizou 370.359 toneladas no primeiro trimestre de 2019, informou nesta terça-feira, 16, a Associação Europeia de Cacau (ECA, na sigla em inglês). O volume representa aumento de 3,3% ante igual período do ano passado, quando a moagem foi de 358.432 toneladas. O resultado representa o maior volume processado no primeiro trimestre em 17 anos, desde a temporada 2011/2012.

Apesar do volume ser recorde, o ritmo de crescimento foi mais lento que o registrado nos primeiros três meses de 2018 de 5,5%.

Na comparação com o quarto trimestre de 2018, quando foram processados 359.122 toneladas, o volume de moagem registrou avanço de 3,1%.

O avanço no processamento na comparação trimestral veio em linha com a estimativa de analistas consultados pelo Wall Street Journal, que esperavam uma retomada no crescimento após uma leve expansão no final do ano passado.

O resultado foi possibilitado pelo crescimento da oferta e pelo fortalecimento das entregas em portos, em virtude das condições climáticas favoráveis à produção da amêndoa no Oeste da África

A ECA representa 20 empresas do setor na União Europeia e Suíça, como a Barry Callebaut, Cargill Cacau & Chocolate, Ferrero, Nestlé e Mondelez Internacional. O incremento na moagem do continente é um importante indicativo de aumento da demanda pela commodity.

Os dados de processamento da América do Norte e da Ásia devem ser divulgados na próxima semana. Fonte: Dow Jones Newswires.