São Paulo, 21 – A produção de açúcar na Índia na safra 2018/19 deve alcançar 30,7 milhões de toneladas, segundo a Indian Sugar Mills Association (Isma, na sigla em inglês), associação de usinas daquele país, em comunicado divulgado na manhã desta segunda-feira, 21. O volume foi revisado em 2,5% para baixo ante estimativa inicial de 31,5 milhões de toneladas, divulgada em outubro de 2018. A safra atual começou em 1º de outubro e segue até 30 de setembro de 2019.

A previsão leva em conta a colheita e a área ainda a ser colhida até 15 de janeiro. Segundo a entidade, a revisão na safra deve-se ao incremento de 500 mil toneladas a mais de cana destinadas à produção de etanol.

A Isma projeta também que as usinas do país exportem entre 3 milhões de toneladas e 3,5 milhões de toneladas no período, ante a cota alocada de 5 milhões de toneladas. No entanto, a entidade pondera que o volume destinado ao mercado externo pode ser maior se o governo indiano apoiar as indústrias com subsídios para exportação ou se aplicar multas para usinas que enviarem ao exterior remessas abaixo de suas cotas.

De acordo com a Isma, 510 usinas processavam a safra de cana-de-açúcar até a última terça-feira (15). Neste período, a produção do país atingiu 14,686 milhões de toneladas.

O volume supera em 8,32% o total de 13,557 milhões de toneladas produzido em igual período de 2017/18. A Isma informa que a produção nos três meses e meio desta temporada é maior porque as companhias dos Estados de Maharashtra e Karnataka anteciparam o processamento da atual safra. “Espera-se que o país produza muito menos açúcar nesta temporada em comparação ao ano passado”, disse a Isma.