São Paulo, 7 – A produção nacional de máquinas autopropulsadas – segmento da indústria automobilística que reúne tratores agrícolas e equipamentos de construção – teve queda de 17% em julho, na comparação com o total produzido no mesmo mês do ano passado. Em relação a junho, a produção aumentou 53,8%, somando 5,1 mil unidades.

Os números foram divulgados hoje pela Anfavea, a entidade que representa a indústria nacional de veículos automotores. No comparativo anual, houve alta de 14,4% das vendas internas de máquinas, enquanto as exportações recuaram 40,5% no mês passado.

+ Setor de máquinas e equipamentos registra queda de 12,4% na receita
+ Venda de máquinas agrícolas sobe 0,9% em junho ante maio, diz Anfavea

Na comparação com junho, as vendas domésticas dos fabricantes de tratores agrícolas e de máquinas de construção associados à Anfavea cresceram 15,6%, num desempenho atribuído à demanda vinda com o crédito do Plano Safra. Já as exportações avançaram 39,4%.

De janeiro a julho, a produção desse setor teve queda de 21,5% em relação aos sete primeiros meses de 2019, num total de 24,2 mil unidades. Na mesma base de comparação, as vendas, de 24,1 mil unidades, subiram 1,3%, enquanto os embarques caíram 32,8%.