São Paulo, 4 – A produção de trigo em Santa Catarina avançou 11% na safra 2020/21 ante o ciclo 2019/20, para 171,3 mil toneladas. O resultado da temporada, encerrada em janeiro, foi puxado por uma expansão de 15% na área plantada com o cereal, a 58 mil hectares, de acordo com dados da Secretaria da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural do Estado.

“Embora tenhamos uma queda na produtividade, tivemos um resultado muito positivo na safra de trigo 2020/2021. Queremos ampliar ainda mais a área plantada com cereais de inverno em Santa Catarina”, afirma o secretário da Agricultura do Estado, Altair Silva, em nota.

O aumento das lavouras com o cereal foi impulsionado pelos preços remuneradores da commodity, que levaram os produtores a investir mais na cultura. Em algumas regiões como Canoinhas e São Bento do Sul o aumento da área plantada chegou a 40%.

Segundo a secretaria, o governo estadual vem estimulando a produção de trigo nas lavouras catarinenses como alternativa para reduzir dependência de milho para alimentação animal e diminuir o custos de produção da cadeia de carnes.

“Temos áreas pouco utilizadas, com lavouras disponíveis para o plantio de trigo, triticale e cevada, por exemplo, que podem ser utilizados na fabricação de ração animal. Com isso, conseguiremos agregar mais uma fonte de renda para o produtor rural”, acrescentou Silva.

O projeto “Incentivo ao Plantio de Cereais de Inverno” da secretaria prevê aumento da área plantada com esses grãos no Estado de 120 mil hectares.