Sustentabilidade

Programa de sustentabilidade da Trouw Nutrition economiza mil toneladas de gases de efeito estufa

Crédito: Claudio Gatti

Grandes mudanças: para Stefan Mihailov, CEO da Trouw Nutrition, o Brasil precisa avançar em governança para se posicionar bem junto aos países que formam o bloco econômico E7, que vai superar o grupo G7, os atuais ricos do mundo (Crédito: Claudio Gatti)

A decisão da Trouw Nutrition de usar exclusivamente etanol nos veículos de sua frota, tomada há um ano, apresenta resultados animadores. Nesse período, 430.000 litros de combustíveis fósseis deixaram de ser usados e 1.000 toneladas de gases causadores do efeito estufa deixaram de ser produzidos. A título de comparação, são necessárias 6.325 árvores para retirar da atmosfera a mesma quantidade de gases.

“O objetivo inicial do programa foi cumprido. Há um ano, 160 veículos da Trouw Nutrition no Brasil passaram a utilizar exclusivamente etanol como combustível. O programa ‘Nossa Frota é Movida a Etanol’ está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que abordam os impactos econômicos, sociais e ambientais por todos os elos da cadeia produtiva. O engajamento dos colaboradores foi e é essencial para o sucesso do Programa. Nada mais eficiente do que usar essa solução que vem do campo para também utilizá-la no campo”, explica o presidente da Trouw Nutrition para a América Latina, Stefan Mihailov.

A emissão de gases dos combustíveis fósseis está entre as mais importantes causas do aumento do efeito estufa, sendo por isso mais vantajosa a utilização de biocombustíveis, como etanol. Outro benefício é ter não somente uma solução mais limpa, mas também que gera benefício social, contribuindo para fomentar a indústria sucroalcooleira. “O Programa continua. Queremos manter os colaboradores engajados não apenas na empresa, mas também em casa, multiplicando essa boa ação. Nossa meta é arrojada. Queremos atingir números ainda mais consistente e contribuir efetivamente com o meio ambiente”, informa o presidente da Trouw Nutrition.