• IstoÉ
  • IstoÉ Dinheiro
  • Dinheiro Rural
  • Menu
  • Motorshow
  • Planeta
  • Select
  • Gente
  • GoOutside
  • Hardcore
Assine
Anuncie
Capa da edição atual da revista
Edição da SemanaNº 185 08.04Leia mais
Istoé Dinheiro Rural
MenuMenu
FECHAR
Capa da edição atual da revista
Edição da SemanaNº 185 08.04Leia mais
  • Home
  • Últimas notícias
  • Economia
  • Negócios
  • Carreira
  • Estilo no campo
  • Tecnologia
  • As melhores da Dinheiro Rural
  • Siga-nos:Facebook
Notícias18/08/2021

PTB paulista abre portas para ex-ministros ‘ideológicos’

Estadão Conteúdo
Texto por:Estadão Conteúdo18/08/21 - 17h00min

Em uma tentativa de se firmar como a principal trincheira da ala mais ideológica do bolsonarismo, o PTB determinou que ex-integrantes "ativistas" do governo terão espaço garantido na legenda para disputar cargos proporcionais em 2022.

O partido se aproximou de dissidentes do Novo e estuda até mudar de nome para eliminar o "trabalhista" da sigla. O diretório paulista da legenda já se prepara para abrigar novos filiados, entre eles os ex-ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente), Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Abraham Weintraub (Educação).

Presidido pelo ex-deputado Roberto Jefferson - que foi preso na última sexta-feira por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, relator do inquérito das milícias digitais -, o PTB também decidiu participar de atos programados para o dia 7 de setembro contra o STF. Os novos militantes da agremiação levarão cartazes em defesa da libertação do dirigente, tratado por eles como "preso político".

Segundo o vice-presidente do diretório paulista do PTB, Flávio Beal, a executiva da legenda no Estado encomendou "estudos de branding" para escolher um novo nome para o partido. A mudança é uma tese que vem sendo debatida internamente como estratégia para reduzir a resistência de lideranças que estão se aproximando.

"O PTB está fazendo uma boa tentativa de abraçar a direita, mas se encaixa nisso de uma maneira meio torta. O partido foi fundado em cima de esquerdismo e lei trabalhista. É pai, mãe, tio e avô da esquerda brasileira. Tem coisas que ainda não se ajustaram. O nome é uma delas", disse o deputado Luiz Philippe de Orleans Bragança (PSL-SP).

Cotado para ser vice de Bolsonaro em 2018, Luiz Philippe vai deixar o PSL e já se reuniu com Jefferson, que o convidou para entrar no PTB. O parlamentar, descendente da família real brasileira, afirmou que quer entrar em um partido que tenha "rigor ideológico" para enfrentar a esquerda "fogo com fogo".

Investigado em inquéritos no Supremo sobre propagação de notícias falsas e financiamento de atos antidemocráticos, o empresário Otávio Fakhoury assumiu o comando do PTB paulista em evento que teve a presença de Salles. Depois de tentar uma vaga de deputado pelo Novo em 2018, o ex-titular do Meio Ambiente é uma das apostas do PTB paulista.

Além dele, o partido também convidou Ernesto Araújo e Abraham Weintraub. "Eles têm a garantia de legenda para disputar a vaga que quiserem na eleição proporcional, mas, na majoritária, vai depender da nossa coligação", disse Beal. O PTB mantém a porta aberta para receber o presidente Jair Bolsonaro ou quer estar no mesmo palanque que ele nos Estados.

Em outra frente, o PTB se aproximou de dissidentes do partido Novo e de parlamentares da legenda que estão descontentes com a direção nacional e defendem pautas bolsonaristas. O engenheiro e administrador Roberto Motta, que foi um dos fundadores do Novo, e o empresário Diogo da Luz, que disputou o Senado pelo partido, foram sondados pelo PTB para concorrer a vagas na Câmara dos Deputados em 2022. Já os parlamentares que ainda estão no Novo querem esperar para anunciar a mudança.

Direita

Fundada em 1945 por Getúlio Vargas, a sigla está cada vez mais radicalizada à direita. Depois do trabalhismo dos anos pré-1964 e do fisiologismo posterior à redemocratização, o integralismo chegou ao PTB. Recentemente, integrantes da Frente Integralista Brasileira (FIB) se filiaram ao diretório do partido em São Paulo.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Saiba mais
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
bolsonarismo