O Campo Digital

PUC Minas Betim é a campeã da maratona de ideias Vacathon 2018

PUC Minas Betim é a campeã da maratona de ideias Vacathon 2018

Foram cinco dias e 60 horas com o apoio de 40 profissionais para ajudar os estudantes de 16 universidades de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Goiás a concluírem suas apresentações do Vacathon 2018, etapa do movimento IDEAS FOR MILK, que valoriza e fomenta ideias criativas e inovadoras para a cadeia do leite.. E valeu a pena. A Universidade Católica de Minas Gerais – Campus Betim foi a Campeã do Vacathon 2018. A equipe ‘Doce de Leite’ composta por Igor Gonçalves (sistemas de informação), Gustavo Dutra Moraes (ciências da computação), Rafael Santos e Bruno Guimarães (medicina veterinária) e Amanda Santos (engenharia de software) com o apoio do professor Ilo Rivero apresentaram o aplicativo I²A Connect, que funciona como o tinder da pecuária, potencializando a cadeia do leite.

O objetivo principal do aplicativo é facilitar a procura pela melhor combinação genética possível. Atualmente, os dados estão espalhados em catálogos e sumários em forma de gráficos e tabelas, dificultando o acesso, gerando atraso genético e, consequentemente, perda de investimentos. Com a convergência de dados, o I²A Connect representa uma grande oportunidade de negócio para os produtores, que poderão encontrar com maior facilidade a melhor genética (touros, sêmen ou embriões) e sua localização. A tecnologia mostrará o perfil completo do animal, como raça, características e produção, entre outros.

“A ideia, a partir de agora, é nos reunir para esquematizar a melhor forma de viabilizar esse projeto. Já conversamos com representantes de algumas empresas e produtores rurais no Vacathon e recebemos manifestação de interesse. De certa forma houve a confirmação do que acreditávamos. Há demanda pelo aplicativo para o produtor rural”, diz Rafael Santos.

Paulo do Carmo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, comenta que o IDEAS FOR MIK é uma junção da competência das universidades com os parceiros. “Chegamos ao fim do Vacathon 2018, maratona de ideias do IDEAS FOR MILK. E foi excelente. Conseguimos reunir um conjunto de universidades muito interessantes, com jovens interessados em criar soluções. Estamos fazendo um Brasil novo com estudantes preparados para ser os profissionais que o mercado precisa. Eles sabem compartilhar, trabalhar em conjunto, têm a capacidade de buscar informação e, em pouco tempo, criar uma solução efetiva para um problema que existe no campo e precisa ser resolvido. Mais do que soluções, estamos criando um novo ambiente para o leite no Brasil”, ressalta Paulo Martins. Confira a classificação do Vacathon 2018, etapa do IDEAS FOR MILK:

Categoria Ouro

1o Lugar – Universidade Católica de Minas Gerais – Campus Betim

2o Lugar – Universidade Federal de Pernambuco

3o Lugar – Universidade Federal de Lavras

4o Lugar – Universidade Federal de Viçosa

5o Lugar – Faculdade Metodista Granbery (MG)

 

Categoria Prata

CEFET-MG Leopoldina

ESALQ e IF SP – Piracicaba

IF Sudeste MG – Juiz de Fora

Universidade Católica de Minas Gerais – Belo Horizonte

Universidade Federal de Juiz de Fora

 

Categoria Bronze

IF Sudeste MG – Rio Poma

IF Sul de Minas – Três Corações

Universidade Estadual de Goiás

Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Pelotas

 

Para outras informações: www.ideasformilk.com.br