Uma invasão árabe

Maior evento da raça no Hemisfério Sul, a Exposição Nacional do Cavalo Árabe, em sua 28ª edição, realiza-se entre os dias 18 e 22 no Parque Permanente de Exposições de Ribeirão Preto, interior paulista. A mostra se firma como um dos mais importantes eventos do cavalo árabe no cenário mundial, atraindo visitantes de vários países. Segundo os organizadores, são esperados cerca de 800 animais e um volume de negócios na casa de R$ 5 milhões.

Lusitanos para trabalho

Ae quitação de trabalho, modalidade que simula a lida na fazenda, está em alta entre os criadores de cavalos puro-sangue lusitano. Na categoria iniciantes, o acréscimo nas inscrições foi de 167% ante 2008. Entre os amadores, o aumento é de 22% “Isso estimula a venda de cavalos”, explica o diretor da entidade da raça, Jorge Faria.

Cânter

Sérgio Paiva, diretorfinanceiro da Bunge Fertilizantes, fala como preside a associação brasileira dos criadores de cavalos da raça mangalarga

Como está a raça?

Temos o terceiro maior rebanho do mundo, com 5,9 milhões. Isso torna o País uma importante vitrine em diversas frentes.

Cria o mangalarga é um bom negócio?

Não tenho dúvidas. É um animal com muita liquidez e valorizado. Os leilões têm mostrado bons números e a quantidade de criadores só cresce.

É um crescimento sustentável?

Acho que o Brasil não tem mais espaço para bolhas. Há um mercado para animais de sela e o mangalarga se dispõe muito bem a esse papel.

Estados Unidos em xeque

O comércio de cavalos nos EUA está em risco. O motivo é o aparecimento de 32 casos de piroplasmose, uma doença tipicamente tropical e que havia sido oficialmente erradicada dos Estados Unidos em 1988 e pode causar embargos por parte da Ásia e Europa.

Pantaneiro Horse Club

Criadores de cavalos pantaneiros conseguiram uma solução curiosa para divulgar a raça. No mês passado, eles realizaram uma cavalgada de 104 quilômetros por entre trilhas no município de Poconé (MT). A ação aconteceu em parceria com a Federação Agrícola de Mato Grosso e teve como objetivo estimular o turismo rural por meio da equinocultura

Crioulos em São Paulo

A cidade paulista de Mococa, localizada no leste do Estado, ganhou um novo núcleo da raça crioula. Sulistas, os cavalos participaram de provas de lida – que contaram para o ranking nacional. O evento fez parte da estratégia da associação dos criadores de cavalos crioulos que visa ganhar espaço no território nacional.