Notícias

Queimadas no RJ desligam quatro linhas de Furnas, quatro vezes mais que em 2019

Furnas, subsidiária da Eletrobras, informou nesta quarta-feira, 26, que este ano já registrou quatro desligamentos em linhas de transmissão por conta de queimadas no estado do Rio de Janeiro, quatro vezes mais do que no ano passado. Segundo a empresa, porém, não houve interrupção de energia ao consumidor final.

“As queimadas, além de crime ambiental, podem provocar o desligamento de linhas de transmissão, pois a fumaça e fuligem produzidas reduzem a capacidade de isolamento natural do ar, podendo resultar na abertura de arco elétrico dos cabos condutores para o solo e, consequentemente, no desligamento da linha”, ressaltou em nota Ricardo Abdo, gerente de linhas de transmissão de Furnas, lembrando que a falta de energia pode impactar diretamente hospitais e serviços essenciais, “o que é ainda mais preocupante em tempos de pandemia da covid-19”, explica.

Furnas afirmou que realiza regularmente campanhas de esclarecimento junto à população para prevenção contra queimadas, visando conscientizá-la do risco e reduzir tais ocorrências, prejudiciais ao meio ambiente, à saúde das pessoas e, também, ao sistema elétrico.

“Queimadas de grande porte, quando identificadas pela empresa, são informadas ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para que sejam tomadas as medidas operativas adequadas e necessária”, informou a empresa.

Veja também

+ Restaurante japonês que fez festa de swing lança prato chamado “suruba”
+ Cantor Ovelha abre frangaria em São Paulo com a ajuda de Ratinho
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mineral de Marte raro na Terra é achado na Antártida
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Atriz pornô é demitida de restaurante por causa de “cliente cristão”
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?