Ribeirão Preto, 3 – A Raízen confirmou nesta quinta-feira, 3, a suspensão, no período da manhã, das atividades da Usina Bom Retiro, em Capivari (SP), uma das 26 unidades do braço de processamento de cana-de-açúcar, produção de açúcar, etanol e bioenergia da joint venture entre Cosan e Shell. Em comunicado, a companhia informa que a “decisão de suspender provisoriamente as atividades industriais da unidade (…) visa otimizar a atuação e a produção da Raízen no polo Piracicaba, devido à capacidade ociosa das usinas”.

Segundo a Raízen, com o remanejamento, nem o volume de cana-de-açúcar processado, nem a operação agrícola do grupo serão prejudicados, “uma vez que a cana que hoje é processada pela Bom Retiro será remanejada dentro do polo”. É a segunda vez que a usina é paralisada pelo mesmo motivo. A primeira foi entre 2015 e 2017 e, após esse período, a usina voltou a operar.

A Raízen não informou quantos empregados serão demitidos, apenas que a decisão de “hibernar a menor unidade do polo, tem por objetivo minimizar o impacto social na região, o que também possibilitou que uma grande parte dos funcionários fosse reabsorvida”, relatou. “A Raízen agradece a todos os funcionários desligados pelo tempo de trabalho e dedicação à empresa e está oferecendo um pacote de benefícios compensatórios que foram estudados e negociados junto aos sindicatos de trabalhadores, com o objetivo de atenuar o impacto das demissões na vida desses profissionais e suas famílias”, concluiu.