Cuiabá, 21 – O Rally da Safra 2018 dá início nesta semana ao segundo trecho de avaliação de lavouras de milho segunda safra do ciclo 2018/19, que abrange o sudeste de Mato Grosso e o sudoeste de Goiás. Depois de percorrer o médio-norte e o oeste mato-grossenses, a Equipe 11 deixa Cuiabá (MT) na manhã desta segunda-feira, 21, rumo aos municípios mato-grossenses de Campo Verde e Primavera do Leste. Em seguida, o grupo segue para Rondonópolis (MT), Mineiros (GO) e Rio Verde (GO).

O Broadcast Agro (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado) acompanhará o percurso, que se encerra na sexta-feira, 25.

Ao contrário de plantações de outras regiões de Mato Grosso, que foram cultivadas dentro da janela ideal de plantio e se desenvolveram bem desde então, no sudeste do Estado a semeadura foi realizada com atraso, em decorrência do cultivo tardio da soja, diz a coordenadora desta etapa da expedição e analista da Agroconsult, Heloísa Melo. A consultoria é a organizadora do Rally da Safra.

“É um trajeto muito importante, porque passa por áreas que receberam chuvas irregulares ao longo da safra e nas quais pode haver perdas. Estamos indo a campo para verificar a real condição das lavouras”, comentou Heloísa. “Também precisamos entender melhor a situação das plantações no sudoeste de Goiás”, complementou. Os campos a serem visitados, acrescentou a coordenadora da Equipe 11, receberam desde a quarta-feira passada bons volumes de chuva e há interesse em averiguar se, em decorrência da umidade do solo, é possível o surgimento de doenças.

No médio-norte e no oeste de Mato Grosso, por onde a Equipe 10 do Rally da Safra – a primeira a acompanhar a situação das plantações de safrinha – passou na semana passada, as condições observadas nos campos foram consideradas “muito boas”. Nestas regiões, acrescentou Heloísa, o plantio do cereal foi realizado dentro do período recomendado. Ao longo desta semana, a Equipe 11 deve colher cerca de 45 amostras de milho por dia, em dezenas de fazendas de Mato Grosso e Goiás. Também serão realizados encontros com produtores para levantar expectativas sobre a safra da região e debater assuntos de interesse do setor.

Esta é a 15ª edição do Rally da Safra e a quinta a levantar as condições das lavouras de milho segunda safra do País, em razão do aumento de sua relevância para a produção nacional de milho.

Até o momento, a Agroconsult projeta uma produção nacional de milho segunda safra de 60,2 milhões de toneladas, 12% a menos que na temporada 2016/17, e área plantada de 11,9 milhões de hectares (1% abaixo da anterior). Para Mato Grosso, maior produtor de milho do Brasil, a estimativa preliminar da consultoria é de 26,9 milhões de toneladas colhidas, com queda de 9% ante o ciclo passado. A área plantada prevista por ora é de 4,6 milhões de hectares, 2% maior que no ciclo 2016/17.

*A jornalista viaja a convite da Agroconsult