São Paulo, 29 – O processo de convocação dos agentes financeiros que desejam oferecer a seus clientes recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), na linha de crédito especial para recuperação de cafezais danificados pela seca e geadas, foi concluído pelo Ministério da Agricultura. A informação é do Conselho Nacional do Café (CNC), que estima que o processo de assinatura e publicação no Diário Oficial deve ocorrer até o fim da próxima semana.

+ CMN remaneja R$ 1,3 bi para cafezais afetados por geadas

Conforme o CNC, a medida permitirá que os cerca de R$ 1,319 bilhão reservados para atender essa modalidade sejam disponibilizados aos produtores que se enquadrarem nos critérios já divulgados.

O presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro, disse em comunicado que “os produtores estão realmente aflitos e ansiosos para poderem investir esses recursos nas lavouras que foram afetadas pela seca e geada, dando assim continuidade à sua atividade de forma digna, sustentável e com renda próspera. Acreditamos que nas próximas semanas os recursos já estejam disponíveis nos agentes financeiros para que os cafeicultores acessem as linhas de crédito e recuperem seus cafezais”.