Notícias

Redes pública e privada voltam juntas, diz Covas

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), disse na segunda-feira, 10, à rádio CBN que as redes pública e privada devem voltar ao mesmo tempo na cidade. “A questão é de saúde, não de ensino. É perigoso para todo mundo. Não vai ter data diferente.”

Segundo o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, o resultado do inquérito sorológico com alunos de 4 a 14 anos é “decisivo” para definir a volta às aulas.

Os primeiros resultados devem ser tabulados nesta terça, 11. A intenção é saber a prevalência da infecção por coronavírus nesse grupo e ainda quantas estão com teste positivo, sintomáticas ou assintomáticas.

Segundo especialistas, a Prefeitura precisa autorizar a volta das escolas municipais e particulares na cidade, mesmo que o Estado já tenha liberado para atividades presenciais (só as não regulares, como aulas extras) em 8 de setembro, porque é o Município quem dá a licença para os locais funcionarem.

O presidente da Federação Nacional de Escolas Particulares (Fenep), Ademar Batista, defende liberar escolas privadas nas cidades onde a avaliação epidemiológica permitiu reabrir comércios e serviços não essenciais. “Quem libera é a saúde. Mas por que liberar shopping, parque, e não escolas?.”

Faixa etária

Estados ainda debatem quem deve voltar primeiro. Todos preveem rodízio de alunos – não haverá retorno de todos ao mesmo tempo -, mas é possível que algumas redes deem preferência a alunos mais novos, da educação infantil, ou à outra ponta: quem está no fim do ensino médio.

Paraná, Santa Catarina e Amazonas, por exemplo, preveem que os estudantes mais velhos retornem antes. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Saiba mais
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais