O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), anunciou ontem (9), para ocupar o cargo de  ministro do Meio Ambiente o advogado Ricardo de Aquino Salles, ex-secretário estadual do Meio Ambiente de São Paulo. Bolsonaro informou sobre sua decisão através de um publicação no Twitter.

Salles, que tem 43 anos, é formado em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e cursou pós-graduação nas universidades de Coimbra e de Lisboa, em Portugal. Também tem especialização em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

Desde 2006 ele é um dos integrantes do Movimento Endireita Brasil (MEB), do qual ajudou a criar. A entidade ficou conhecida por criar o Dia da Liberdade de Impostos em São Paulo, em 2010, evento que ocorre no mês de maio. Salles, que era do PP, assumiu a secretaria de Meio Ambiente de São Paulo em julho de 2016. O convite foi feito pelo então governador  Geraldo Alckmin.  O novo ministro tem o apoio de entidades ruralistas, entre elas a Sociedade Rural Brasileira (SRB).
Atualmente filiado ao Partido Novo, nas últimas eleições Salles concorreu ao cargo de deputado federal por São Paulo. Mas não se elegeu.