A startup Iron Ox, do Vale do Silício, na Califórnia, acredita que robôs agricultores podem ajudar a região a enfrentar a seca e expandir a agricultura de maneira mais sustentável. A empresa conseguiu US$ 50 milhões (R$ 264,4 milhões no câmbio de hoje, 23) em uma rodada de financiamento liderada pela Breakthrough Energy Ventures, de Bill Gates.
Segundo o CEO da startup, Brandon Alexander, a Iron Ox usa robôs integrados a um sistema hidropônico que consome 90% menos água do que as fazendas tradicionais. A empresa está colocando esse sistema para funcionar em uma estufa de 930 m² em Gilroy, Califórnia.
+ Robôs assumem tarefas de risco em fábricas e no campo
No projeto, um robô autônomo chamado Grover move paletes de manjericão e um sistema de braço robótico consegue levantá-los para fazer a inspeção. Os sensores verificam os níveis de nitrogênio e acidez da água para um crescimento saudável.
O programa prevê que qualquer água não utilizada pode ser bombeada de volta para o sistema para ser reutilizada. A Iron Ox cultiva manjericão tailandês e morango. Os próximos produtos devem ser coentro, salsa e tomate.
A empresa também está construindo uma nova estufa em Lockhart, Texas. Para o CEO, a hidroponia – economizar água com o cultivo de plantas sem solo – é apenas uma peça do quebra-cabeça para a agricultura do futuro.
Saiba mais
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais