Geral

Suínos/Romênia: peste suína africana ainda afeta granjas comerciais

Crédito: Arquivo / Embrapa

O ICPSuíno, índice criado pela Embrapa para medir a variação nos custos de produção, ultrapassou pela primeira vez os 400 pontos (Crédito: Arquivo / Embrapa)

São Paulo, 12 – O número de surtos ativos de peste suína africana (PSA) na Romênia totalizava 401 em meados de março, incluindo 14 em granjas comerciais, disse o adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em Bucareste, citando dados da Autoridade Nacional Veterinária e de Segurança Alimentar.

Embora o número total seja menor do que os registrados nos primeiros trimestres de 2019 e 2020, relatos na mídia romena indicam que o número de surtos em granja maiores, com estoque de pelo menos 20 mil animais, é maior na comparação anual. “Logo, os impactos reais sobre a produção de carne suína, descarte de carcaças e despesas com desinfecção provavelmente são maiores”, disse o adido em comunicado.

+ Suínos: futuros sobem nos EUA com ressurgimento de peste suína africana na China

A grande maioria dos surtos ocorreu em pequenas granjas e criações domésticas. No entanto, quando granjas comerciais estão localizadas dentro das zonas de proteção ou de monitoramento (num raio de 3 km e 10 km, respectivamente, de áreas com casos positivos de PSA), há restrição de movimentação de animais para outras granjas ou abatedouros, explicou o adido. Isso cria problemas logísticos para os criadores comerciais afetados.

Em 2020, o estoque de suínos na Romênia caiu 2,6% ante o ano anterior. Já o número de matrizes diminuiu 4% na mesma comparação, de 309 mil para 297 mil. Com isso, a importação de leitões aumentou 17,6% no ano passado, afirmou o adido.

Veja também

+ Restaurante japonês que fez festa de swing lança prato chamado “suruba”
+ Cantor Ovelha abre frangaria em São Paulo com a ajuda de Ratinho
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mineral de Marte raro na Terra é achado na Antártida
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Atriz pornô é demitida de restaurante por causa de “cliente cristão”
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?