A Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul (Seapdr) informou o início do cultivo do trigo nas regiões de Frederico Westphalen, Santa Maria, Santa Rosa, Soledade, Ijuí e Bagé. O plantio se intensificará na primeira quinzena de junho e a expectativa é de aumento de 15% da área de cultivo em relação à safra passada.

Na região de Santa Maria, os produtores estão confiantes em uma primavera com menos chuva e numa cotação atrativa para o preço do cereal. Na regional de Santa Rosa, o plantio já atinge 80,7 mil hectares e as lavouras semeadas estão com germinação uniforme.

+ Plantio de trigo no PR atinge 75% da área prevista, diz Deral
+ Colheita do arroz se encerra no Rio Grande do Sul com alta nos preços
+ Desempenho do milho deve superar soja, trigo e arroz, diz Fitch Solutions

A produtividade média esperada é de 3.070 quilos por hectare. Em Soledade e Bagé, as áreas estão em início de semeadura, favorecida pelo retorno das condições de umidade do solo com as precipitações ocorridas na semana. Na região de Ijuí, o plantio avançou para 30 mil hectares.

Já nas cidades de Caxias do Sul, Erechim e Passo Fundo, segue intenso o preparo das áreas para o cultivo do trigo. Em Caxias do Sul, a semeadura inicia em junho, com maior concentração em julho e perspectiva de acréscimo de 20% da área plantada em relação à da safra passada. O município de Passo Fundo também prevê aumento no plantio, com alta de 30%.