São Paulo, 31 – A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) do Rio Grande do Sul vai coordenar um plano estadual para monitorar, controlar e prevenir a expansão de javalis (Sus scrofa) no Estado. De acordo com nota da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, o plano foi construído com a participação de 25 instituições e aprovado neste mês de julho.

O Plano Javali/RS faz parte do Programa Invasoras RS, criado em 2018, e que tem como propósito implementar ações de detecção precoce, controle e monitoramento de espécies exóticas invasoras – o javali é originário do continente europeu. Uma das iniciativas do programa, já em execução, é a formação de uma rede de colaboradores que contará com o apoio de pesquisadores de universidades públicas e privadas do Rio Grande do Sul. Para Dennis Patrocínio, analista ambiental da Sema e coordenador do Programa Invasoras RS, “essa união de forças vai contribuir para o mapeamento das iniciativas de manejo e controle de espécies exóticas invasoras no Estado e tornará a tomada de decisão mais assertiva”.

A vigilância constante desta espécie se dá porque o Rio Grande do Sul tem área livre de Peste Suína Clássica (PSC) reconhecida pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) desde 2015. E os javalis podem trazer riscos para os suídeos (porcos) domésticos porque podem ser reservatórios de vírus e fonte de infecções.