São Paulo, 5/1 – A Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS, na sigla em inglês) informou nesta sexta-feira ter certificado 4 milhões de toneladas de soja em 2017, 900 mil toneladas mais que em 2016. “Esses valores se encaixam na tendência de crescimento anual da oferta; em apenas quatro anos, o volume anual de soja certificada pela RTRS mais que triplicou”, disse a associação, em nota.

A venda de soja por meio da plataforma RTRS atingiu 2,2 milhões de toneladas em 2017, aumento de 8% ante o ano anterior.

O Padrão RTRS de Produção Responsável da Soja certifica a soja produzida de acordo com critérios de responsabilidade ambiental, condições de trabalho responsáveis e práticas agrícolas adequadas, entre outros.

O padrão RTRS também passou por atualizações em 2017. Em junho de 2017, a RTRS anunciou a interrupção progressiva do uso do herbicida Paraquat e a proibição de qualquer uso desta molécula na produção de soja certificada a partir de 2021.

Segundo o diretor executivo da RTRS, Marcelo Visconti, a demanda por soja de origem responsável vem crescendo no mundo. “Olhando para 2018, os governos e o setor privado devem agora desenvolver incentivos e instrumentos econômicos para recompensar os esforços dos agricultores para conservar áreas de vegetação nativa, mesmo em locais onde a limpeza da vegetação é permitida. A RTRS pode oferecer a solução”, assinalou.