São Paulo, 23/1 – O Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) informou que vai “empregar todos os esforços para cumprir os requisitos fitossanitários de quarentena do Brasil”, com relação à possibilidade de abarturado País ao trigo russo.

Em nota, publicada nesta terça-feira, o governo da Rússia relatou que durante encontro com autoridades brasileiras na Alemanha, na quinta-feira passada, 18, foi dada uma “atenção especial” às exportações de grãos russo ao Brasil.

As negociações, principalmente para o embarque de trigo, têm sido usadas como barganha no processo de reabertura do mercado russo para a proteína animal do Brasil, atualmente embargada. Considerando que o trigo russo será enviado diretamente para os moinhos brasileiros, será permitido ter sementes de erva daninhas em quarentena, o que vinha sendo um entrave para a questão.

“Os lados observaram os resultados positivos do trabalho conjunto realizado no ano passado sobre a admissão de trigo russo no Brasil”, revela a nota, com destaque para a informação de que os moinhos brasileiros são os maiores importadores globais do cereal, com compras anuais em torno de 7 milhões de toneladas.

O encontro na Alemanha teve a participação do chefe do Rosselkhoznadzor, Sergey Dankvert, e do secretário de Defesa Agropecuária, Luis Rangel, do Ministério da Agricultura brasileiro. Na ocasião, o governo russo se comprometeu a avaliar com o “máximo de celeridade” a reabertura do mercado de carnes brasileiras.