Notícias

Safra brasileira 2019/20 de soja pode ser recorde de 125,6 Mi de t, diz AgRural

São Paulo, 17 – A AgRural elevou este mês a estimativa para produção de soja do Brasil na safra 2019/20 para volume recorde de 125,6 milhões de toneladas. A estimativa anterior, de janeiro, era de 123,9 milhões de toneladas. A alta ocorre apesar de dois pequenos cortes na expectativa de produtividade do Rio Grande do Sul. Os números serão revisados novamente em março.

Ainda segundo a AgRural, a colheita da safra de soja 2019/20 alcançou, na última quinta-feira (13), 21% da área cultivada no Brasil. O número representa atraso ante igual período do ano passado, quando a colheita estava em 36% da área, e fica em linha com a média dos cinco anos anteriores. Na comparação semanal, a área colhida avançou 5 pontos porcentuais.

De acordo com a consultoria, Mato Grosso continua liderando os trabalhos de campo, mas as chuvas na semana passada fizeram com que o ritmo no Estado e nos vizinhos Goiás e Mato Grosso do Sul diminuísse. “No Paraná, o ritmo ainda é lento – não apenas por conta do atraso no plantio, mas também por causa da demora na perda de umidade dos grãos”, informa a AgRural em comunicado divulgado há pouco.

No relatório semanal, a AgRural destaca também que o Estado do Rio Grande do Sul, onde a colheita começa somente em março, ainda inspira cuidado. “(O Estado) voltou a ficar seco agora em fevereiro, quando grande parte das lavouras está enchendo grãos.”