São Paulo, 25 – O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Eduardo Sampaio, disse nesta segunda-feira, 25, em evento em Brasília que há “consenso, no nível técnico e político” para reforçar o seguro rural. “Isso não pode ser feito sem reforçar a base, que é o zoneamento agrícola de risco climático”, acrescentou, conforme nota do ministério.

O zoneamento agrícola permite ao produtor rural identificar o melhor período de plantio de culturas nos diferentes tipos de solo para evitar riscos de perdas relacionadas a fenômenos climáticos adversos.

“Em um cenário de mudanças do clima, o governo precisa tomar decisões com base em informações científicas fidedignas, que afetam o desenho das políticas públicas”, continuou o secretário.

Ele participou, no período da manhã, de seminário em Brasília promovido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Sampaio mencionou, ainda, que mudanças em curso, como o aprimoramento do zoneamento agrícola e o direcionamento dos serviços de meteorologia para a atividade agrícola “fazem parte da reestruturação do seguro rural, que deverá ter seu valor aumentado no Plano Safra deste ano para atender a um maior número de produtores”, confirmou.