São Paulo, 27 – Projeto de lei do governo de Santa Catarina para levar internet de qualidade ao meio rural foi aprovado pelos deputados estaduais na terça-feira, 21, e garante R$ 100 milhões em investimentos para ações de conectividade nos próximos dois anos. A intenção é cobrir boa parte dos municípios com estrutura de fibra ótica, informa a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, em comunicado. O projeto de lei segue agora para sanção do governador Carlos Moisés.

Segundo a secretaria, para que a internet chegue até o meio rural, o governo do Estado autoriza as concessionárias ou permissionárias de distribuição de energia elétrica a compartilharem suas estruturas, sem nenhum custo, para a passagem de cabos do serviço de telecomunicação nas áreas rurais. Isso acaba com um dos maiores impeditivos para a instalação de internet via fibra ótica no meio rural.

+ Entenda a polêmica com o vídeo sobre consumo de carne do Bradesco

O secretário da Agricultura, Altair Silva, disse na nota que, a partir de agora, as empresas de telecomunicações não terão que pagar tarifas ou taxas para a utilização desses postes. Em contrapartida, as concessionárias de distribuição de energia elétrica poderão utilizar os serviços de internet gratuitamente.

Os cabos de internet passarão nas principais estradas rurais de Santa Catarina e os recursos previstos no projeto devem ser utilizados para a instalação dos serviços de telecomunicação nos municípios. A Secretaria da Agricultura dará o suporte para que os produtores consigam fazer a conexão com suas propriedades.