São Paulo, 21 – A Seara, da JBS, uma das quatro empresas credenciadas à exportação de carne suína para a Coreia do Sul, já fechou as primeiras vendas para o novo mercado, que foi aberto formalmente na quinta-feira passada, 17, após negociações que se estenderam por quase dois anos. A companhia embarcará 50 toneladas de cortes suínos (pernil, paleta, barriga e copa de lombo), partindo do Porto de Itajaí (SC) nos próximos dias.

A negociação foi fechada no fim de semana em visita da presidente da Seara, Joanita Karoleski, ao país asiático. O trajeto até o destino final deverá levar 45 dias, informa a empresa, em comunicado.

A Coreia do Sul é considerada o terceiro maior importador de carne suína do mundo e tem um dos maiores consumos per capita de suínos, com cerca de 33 kg/ano por pessoa. Trata-se de um mercado exigente, com preferência por produtos premium, que hoje tem Estados Unidos e Alemanha entre seus principais fornecedores.

De acordo com Joanita Karoleski, “o mercado sul-coreano há bastante tempo é almejado pelos exportadores brasileiros, por isso, recebemos com muita satisfação essa abertura comercial”.

Conforme dados fornecidos pelo Ministério da Agricultura, o potencial do novo mercado é de US$ 1,5 bilhão por ano. “O mercado coreano importa uma média de 35 mil toneladas por mês de carne suína, portanto representa um enorme potencial para o suíno brasileiro”, explicou Antonio Augusto De Toni, Diretor Executivo de Mercado Externo da Seara.