Economia

O fim da farra do boi

Nova Guia de Trânsito Animal deve aumentar o controle no

transporte de gadoPreocupado com o crescente comércio ilegal de animais, especialmente o gado de corte, o Governo Federal colocou em vigor no último dia 31 de agosto a nova Guia de Trânsito Animal – GTA. Antes feita de uma forma praticamente informal, a nova GTA agora é impressa pela Casa da Moeda e tem diversos mecanismos anti-falsificação para facilitar a fiscalização das cargas. A Guia de Transporte Animal é obrigatória em todo o território nacional para o trânsito de animais vivos, ovos férteis e outros materiais de multiplicação.

As novas guias dispõem de um fundo de segurança que não permite cópia ainda tem inscrições em tinta invisível, reagente apenas à luz ultravioleta. O número do controle gráfico do formulário tem uma seqüência única por estado e a impressão segue a numeração fornecida pelas superintendências estaduais.

O documento foi implantado devido principalmente às reclamações dos importadores de carne, que exigiam um melhor controle dos processos sanitários, mas de acordo com o diretor de Programas da Área Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Jorge Caetano, a nova GTA também tem o objetivo de aumentar a segurança e o controle sanitário dos animais no transporte interestadual e intermunicipal.

“O modelo anterior não dispunha de elementos de segurança e as fraudes envolvendo o documento já haviam sido detectadas em auditorias internas e também mencionadas em auditorias recebidas de outros Países. Havia a necessidade de conferir maior segurança e também de uma harmonização do modelo em âmbito nacional”, explica. Caetano diz que a nova guia tem um custo maior para o Governo, pois é impressa em papel moeda, mas isso não significa que será repassado ao produtor. “Temos que pensar no custo da fraude, que vai ser coibida. Quando se tem um documento fraudado, não se paga por nada a ninguém”, completou Jorge Caetano.

NOVO MODELO DA GTA (À ESQ): Obrigatório no transporte de animais, ovos férteis e materiais de reprodução