Finanças

Ferramentas do campo

Material elaborado pela empresa Safras & Mercado

– ARROZ

– DESTAQUES

1. Algodão estável

Embora o avanço da colheita de algodão ainda não ocorra de forma intensa, a entrada da safra nova no mercado começava a sinalizar enfraquecimento dos preços nas principais praças de comercialização em meados de maio. Mas as indústrias têxteis, alongando o consumo dos estoques, retração na demanda, aguardando maior desvalorização com o avanço da colheita.

2. Arroz parado

O mercado brasileiro de arroz jamais teve um início de ano comercial tão parado como este. Tal comportamento se deve basicamente à retração da oferta por parte dos produtores e ao baixo interesse de compra das redes varejistas. As vendas de arroz em casca ocorrem em um ritmo abaixo do verificado nos últimos anos.

3. Milho superestimado

A primeira quinzena de maio revelou um cenário otimista para a produção brasileira de milho na temporada 2006/07, segundo estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com produção de 51,064 milhões de toneladas, sendo 36,998 milhões de toneladas para a safra verão e 14,065 milhões de toneladas na safrinha. Mas os números podem estar exagerados. A safra verão deve ser menor, e a safrinha maior.

COMENTÁRIOS DO MÊS

ÁLCOOL DESPENCA

Os preços internos do açúcar e do álcool despencaram na parcial de junho, refletindo o avanço da moagem da nova safra de cana-de-açúcar no Centro- Sul. Os preços do álcool, inclusive, romperam o patamar de R$ 1 por litro, que havia se mantido firme nos últimos meses. Já as cotações do açúcar vão se aproximando de R$ 25 por saca de 50 quilos, praticamente metade do valor obtido no pico da alta que durou até o final do ano passado.

MERCADOS FUTUROS

em 23 de fevereiro

CALENDÁRIO DO MÊS

Curso de hidroponia

No dia 15 de junho ocorre mais uma edição do curso básico de hidroponia, no Colégio Van Gogh, em Holambra, no interior de São Paulo. Mais informações e inscrições no site www.hidroponia.com.br

Feicorte

De 19 a 23 de junho ocorre a 13ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte 2007), o maior evento indoor da pecuária de corte na América Latina, que será realizado no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

Simpósio do Arroz

Entre os dias 20 e 22 de junho, a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Rio Brilhante (MS) promove o 5º Simpósio do Arroz Irrigado. Haverá uma exposição paralela com as últimas novidades do setor.Mais informações pelo telefone 67 – 3422 6465.

Expocafé

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) promove a 10º edição da Expocafé, em Três Pontas (MG), na Fazenda Experimental da Epamig, de 20 a 22 de junho. Maior feira nacional decafeicultura, o evento espera reunir 30 mil pessoas. Mais informações pelo site www.expocafe.com.br

Leilão Simbrasil

Durante a Feicorte será realizado o 1º Leilão Evolução Simbrasil, programado para o dia 22 de junho. Fêmeas de elite, sêmen dos melhores reprodutores da raça, prenhezes das matrizes mais bem colocadas do ranking e o touro campeão da raça compõem a seleta oferta do evento. Mais informações pelo telefone 11 – 5533 3288.

Megaleite 2007

De 29 de junho a 8 de julho, o Parque Fernando Costa, localizado em Uberaba (MG), será palco da Megaleite 2007. Organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, o evento terá cursos, torneios, leilões, etc. Inscrições no site www.girolando.com.br

Congresso de Agribusiness

A Associação Brasileira de Agribusiness (Abag) realiza nos dias 28 e 29 de junho o 6º Congresso Brasileiro de Agribusiness, no Hotel Transamérica, em São Paulo. Contato: 11 – 5181 2905.

Agrishow Semi-Árido

A maior feira agrícola do País estará no Nordeste entre os dias 3 e 7 de julho. A Agrishow Semi-Árido ocorre em Petrolina (PE), na unidade da Embrapa localizada na BR 428, km 148. Mais informações pelo site www.agrishow.com.br

Curso de citros

A cidade de Cordeirópolis, no interior de São Paulo, sediará o XIV Curso de Citricultura. De 2 a 12 de julho, agrônomos e estudantes terão aulas em período integral e um dia de campo com visitas técnicas. Mais informações e inscrições pelo site www.centrodecitricultura.br

10º Siconbiol

De 30 de junho a 4 de julho, ocorre em Brasília o 10º Simpósio de Controle Biológico, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães. O evento é promovido pela Sociedade Entomológica do Brasil e Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Contato: 61 – 3448 4690.

Picapes respondem por 12% dos recalls de 2019, aponta pesquisa
5 dicas para conservar (ou comprar) uma picape
As 10 picapes mais vendidas no Brasil em janeiro