Finanças

Tem boi na tela

Jogo ensina os macetes do mercado futuro de commodities e pode transformar curiosos em grandes investidores

operações: jogo simula como operar na bolsa

O jovem estudante de física Felipe Luiz Pinheiro, nunca plantou nada na vida. Também não tem nenhuma familiaridade com a criação de animais. Tampouco sabe como lidar com a terra. Mesmo assim, aos 24 anos e morando em Brasília (DF), ele já negociou dezenas de contratos de compra e venda futura de soja, milho, algodão e outras commodities e acumula ganhos de R$ 3 milhões. Pena que todo esse desempenho ocorra somente no mundo virtual. Pinheiro é um dos adeptos do jogo online BM&F Game, desenvolvido pela corretora XP Investimentos e que simula de maneira realista todas as operações do mercado futuro de commodities. “Conheci o jogo na faculdade e resolvi entrar para entender como funciona esse mercado”, conta o jovem, que logo se sentiu seduzido pelas possibilidades desse negócio. “Na quarta vez que joguei, eu já havia ganho R$ 3 milhões. Fiquei empolgado, mas é preciso saber que no mundo real as coisas não são tão fáceis”, revela.

De acordo com o responsável pela mesa de commodities da XP Investimentos, Tito Gusmão, o jogo foi criado com a finalidade de treinar novos e futuros investidores. “Sempre tivemos a ideia de que, antes de colocar as opções de mercado aos clientes, era preciso ensinar como funcionam as ações em bolsa”, pondera. Com cerca de seis mil acessos por mês, o jogo, que é gratuito e pode ser acessado no endereço http://www.bmfgame.com.br, simula todas as ações e movimentações possíveis para os investidores, além dos aspectos de clima, cotações, etc., que devem ser levados em conta na hora de firmar ou vender um contrato futuro. “Alimentamos o jogo com notícias fictícias, que influenciam no preço das commodities. O jogador precisa ficar atento para realizar um bom negócio”, conta Gusmão, que afirma que o jogo é uma ótima forma de atrair investidores. “Atualmente, 50% das pessoas que jogam partem para operar no mundo real”, explica.

Esse é o caso de Felipe, que depois do jogo passou a investir no mercado de ações e planeja, em breve, operar no mercado futuro. “Ainda não tenho capital para investir, pois também é um negócio de risco. Mas planejo operar nesse setor o quanto antes”, finaliza.