Negócios

Ferramentas do campo

DESTAQUES

1. Resistência no algodão O mercado brasileiro de algodão em pluma vinha apresentando um comportamento bastante calmo em julho, com a realização de negócios pulverizados, em escalas ainda reduzidas. Apesar do avanço da colheita no País, a maior resistência por parte dos produtores em vender evita uma desvalorização mais intensa na cotação da libra-peso.

2. Milho produtivo A primeira quinzena de julho foi tranqüila para a colheita de milho safrinha no Brasil. O rendimento médio nas lavouras iniciais tem sido positivo, variando entre 70 e 100 sacas por hectare. Nos locais em que as chuvas pararam mais cedo, a média oscila entre 50 e 70 sacas. A média obtida até agora reflete o nível de tecnologia aplicado nesta safrinha, que ficou acima da média em relação aos últimos três anos.

3. Álcool e açúcar estáveis Os preços do açúcar e do álcool estão estabilizados há semanas. A elevação da mistura de álcool anidro à gasolina ajudou a frear o momento baixista. No mercado de açúcar, reina a monotonia, com pouquíssimos negócios, diante da fraca demanda e da preferência dos usineiros ao etanol. Já no álcool a movimentação é intensa, com o consumo voltando a crescer depois da estagnação dos últimos meses.

COMENTÁRIOS DO MÊS

ARROZ ESBOÇA RECUPERAÇÃO

Na primeira quinzena de julho, o preço médio da saca de arroz em casca vinha apresentando recuperação no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Os produtores gaúchos, influenciados pela prorrogação do vencimento das parcelas do custeio, voltaram a se mostrar resistentes às vendas. Diante da retração na oferta, o cereal apresentou um comportamento firme. Não há dúvidas que a atual conjuntura estabelece um panorama altista para o mercado.

CALENDÁRIO DO MÊS

Congresso do algodão De 13 a 16 de agosto a Associação Mineira dos Produtores (Amipa) promove o VI Congresso Brasileiro do Algodão, no Center Convention, em Uberlândia (MG). Mais informações pelo site www.cbamg.com.br.

Megaleilão CFM 2007 Entre os dias 15 e 17 de agosto, São José do Rio Preto (SP) vai sediar a nona edição do Megaleilão CFM, com reprodutores e matrizes nelore certificados. O evento será realizado no Recinto Anísio Haddad. Informações pelo site www. megaleilao2007.com.br.

Leilão Brahman No dia 18 de agosto a VPJ Pecuária realizará o 2º Leilão Brahman Indoor. O leilão será realizado na RED Eventos, em Jaguariúna (SP), e terá transmissão do Canal do Boi. Mais informações: (19) 3867-7007.

Leilão Angus e Dorper O 7º Leilão VPJ Angus e o 4º Leilão VPJ Dorper serão realizados no dia 19 de agosto, na RED Eventos, em Jaguariúna (SP). O evento começa às 13h, com transmissão do Agrocanal. Mais informações pelo telefone: (19) 3867-7007.

TecnoCarne 2007 De 21 a 26 de agosto, a TecnoCarne 2007 ocorrerá em São Paulo, no Centro de Exposições Imigrantes. Serão apresentadas informações e oportunidades na indústria frigorífica. Informações pelo telefone: (11) 3885-4265.

Bienal em MT Entre os dias 22 e 24 de agosto a Famato (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso) promove a Bienal dos Negócios da Agricultura, no Centro de Eventos do Senar, em Cuiabá (MT). Com o tema “Produção sustentável: o caminho para o futuro do agronegócio”, o evento trará fóruns, palestras, workshops e espaço de negócios. Informações: (65) 3617-4465.

Encontro do amendoim Nos dias 23 e 24 de agosto, o Centro de Convenções da FCAV da Unesp de Jaboticabal (SP) será sede do IV Encontro sobre a Cultura do Amendoim. Inscrições pelo telefone: (16) 3209-1300.

Expointer 2007 A Expointer terá sua 30ª edição de 25 de agosto a 2 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Cerca de 2.400 expositores apresentarão as últimas novidades da agropecuária e agroindústria. Mais informações pelo site www.expointer.rs.gov.br.

Congresso de Agribusiness Nos dias 27 e 28 de agosto, o Hotel WTC, em São Paulo, irá sediar o 6º Congresso Brasileiro de Agribusiness. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Agribusiness (Abag). Inscrições pelo site www.abagbrasil.com.br.

Sistemas de produção Entre os dias 4 e 6 de setembro Fortaleza (CE) receberá o VII Congresso Brasileiro de Sistemas de Produção. O tema deste ano é “Agricultura familiar, políticas públicas e inclusão social”. Inscrições pelo site www.cnpat. embrapa.br/sbsp.

Picapes respondem por 12% dos recalls de 2019, aponta pesquisa
5 dicas para conservar (ou comprar) uma picape
As 10 picapes mais vendidas no Brasil em janeiro