Cocheira

Informação de cocheira

“Pode haver conflito, mas eu não apostaria nisso”

Maurílio Biagi, sócio da Usina Moema e da Crystalsev

Carne

Cartel reeditado?

Rumores de formação de cartel pelos frigoríficos voltaram a circular. A arroba do boi caiu de R$ 67 para R$ 61 no final de setembro e os pecuaristas reclamam que os frigoríficos têm realizado forte pressão para derrubar os preços. Além disso, o envio indiscriminado de fêmeas para o abate levanta dúvidas quanto à oferta de animais no futuro.

Transgênicos

Mais aprovações

Após a aprovação do milho BT11 da Syngenta pela CTNBio, o Brasil ganha novo fôlego no terreno da biotecnologia. Outras grandes empresas, como Bayer e Monsanto, estão otimistas, e o presidente da entidade, Walter Colli, garante que o ritmo de análise de pedidos será mais rápido, a partir de agora.

Etanol

UM DILEMA NA CRYSTALSEV

Problema à vista na Crystalsev, uma das maiores exportadoras de álcool do País. Depois da fusão entre Santa Elisa e Vale do Rosário, elas passaram a deter quase 80% do capital da Crystalsev, mas entregam menos de 40% da cana processada. A Usina Moema, por sua vez, entrega cerca de 30% da produção e tem menos de 10% do capital. Segundo Maurílio Biagi, sócio da Moema, será preciso resolver o impasse.

Sanidade

Nova vacina

O Ministério da Agricultura permitiu a utilização de uma nova vacina nas campanhas de erradicação da brucelose. Quem agora comemora a decisão publicada no Diário Oficial da União é o presidente da Schering-Plough do Brasil, Miguel Porto. A multinacional é a detentora da marca RB-51, uma das principais vacinas usadas no combate à doença.

Sementes

Mais aquisições

Após a compra da divisão de sementes da Agromen pela Dow Agrosciences e da Agroeste pela Monsanto, o mercado entendeu que está aberta a temporada de aquisições. Outras empresas, como a norte-americana FMC Agricultural Products, também avaliam alvos no Brasil.

PIB rural

Minas na frente

Minas Gerais será o primeiro Estado brasileiro a divulgar um PIB específico do agronegócio. O projeto, idealizado pelo secretário de Agricultura, Gilman Viana Rodrigues, foi lançado no fim de setembro. Com dados precisos, será possível traçar políticas públicas mais consistentes para o setor.