Cocheira

Informação de cocheira

“Preservação vai dar dinheiro no futuro”

Daniel Dantas, do Opportunity

Investimento

Da pecuária ao meio ambiente

Depois de se tornar o maior pecuarista do País, com mais de 400 mil cabeças de gado no Pará, o banqueiro Daniel Dantas abriu uma nova frente de atuação na região. Ele começou a comprar áreas na Amazônia que serão mantidas intactas e transformadas em reservas privadas. Além de ganhar com a venda de créditos de carbono, ele aposta que, em breve, investidores internacionais deverão se associar a projetos voltados à preservação ambiental.

 

Preços

O aviso de Rodrigues

Nas inúmeras palestras que faz no Brasil e no mundo, o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues tem recomendado cautela a quem acredita que o mundo entrou num novo patamar de preços agrícolas. Ele avalia que, com os futuros ganhos de produtividade, as cotações tendem a recuar, como aconteceu ao longo de toda a história. A bonança atual, diz ele, dura três anos.

Eleições I

Apoio a Oviedo

Os brasileiros que plantam soja no Paraguai, conhecidos como “brasiguaios”, estão entusiasmados com o crescimento da candidatura de Lino Oviedo. De todos os cadidatos, o general é aquele que tem melhores relações com o Brasil. Além disso, há o temor de que seu adversário, o bispo Fernando Lugo, se volte contra os produtores brasileiros, a exemplo do que Evo Morales tem feito na Bolívia.

Exportação

Minas dá leite

No ano passado, Minas Gerais foi um dos Estados com maior crescimento de suas exportações agrícolas. As vendas avançaram 15%, chegando a quase US$ 5 bilhões. Um dos destaques foi o leite, cujo preço subiu mais de 100% e fez com que as receitas mineiras crescessem 202%, chegando aos US$ 116 milhões.

Eleições II

McCain é o cara

Caíram muito bem entre os usineiros as declarações de John McCain, um dos candidatos republicanos à Casa Branca, sobre o etanol brasileiro. McCain defende a redução dos subsídios ao etanol de milho e a importação do álcool à base de cana. De todos os postulantes à Presidência dos Estados Unidos, ele é quem tem a posição mais explícita em favor do agronegócio brasileiro.

Milho

Novas sementes

A Agroceres aproveitou o Show Coopavel 2008, realizada no Paraná no fim de janeiro, para lançar duas novas sementes: a AG 8015 e a AG 9040. São variações híbridas para o milho safrinha.