Cocheira

Agora vai!

Agora vai!

Divulgação

O engenheiro agrônomo Paulo Guilherme Cabral, que trabalhava no Ministério do Meio Ambiente, terá uma importante missão. Ele foi o escolhido pela presidente Dilma Rousseff para comandar a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), criada em 2013 e regulamentada em maio deste ano com o objetivo de coordenar políticas de assistência técnica aos produtores. Agora, a Anater deve sair do papel e espera-se que Cabral acelere o início de suas atividades.

Comissão
BRF vai dialogar

A BRF vai criar Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs), em quatro municípios gaúchos. Há mais de sete anos, as Cadecs funcionam em Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais, mas somente agora o Rio Grande do Sul, onde a empresa mantém quatro fábricas, contará com esse canal de comunicação. A Cadec é uma iniciativa da empresa para fomentar o diálogo com os seus produtores integrados de suínos e aves.

Governo
Exportar é bom

A presidente Dilma Rousseff iniciou uma agenda positiva no mês passado, com o anúncio de planos para movimentar a economia brasileira. Entre as novidades estava o Plano Nacional de Exportações (PNE), com a promessa de aumentar o peso do País no comércio exterior, nos próximos três anos. O agronegócio será beneficiado pela iniciativa, que vai promover o acesso aos mercados, facilitar o comércio exterior e criar incentivos tributários e garantias às exportações.

NEGÓCIO
Preço baixo

A americana Monsanto vinha en­­tabulando negociações para a compra da concorrente suíça Syngenta, mas a oferta de
US$ 45 bilhões não surtiu efeito. O CEO da Syngenta, Michel Demaré, rejeitou a oferta porque “subvaloriza significativamente” a companhia. A Monsanto vai insistir, mas se o negócio não se concretizar ela poderá tentar avançar sobre a alemã Bayer CropScience.

Política
Maggi sairá do PR

O senador Blairo Maggi (PR-MT), um dos maiores produtores de soja do País, pretende deixar a legenda para se filiar ao PMDB. Ao justificar a decisão, Maggi disse que não vai permanecer em um “partido que tem dono”. Segundo ele, a maioria dos parlamentares do PR obedece ao ex-deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), condenado no mensalão, e ao deputado Alfredo Nascimento (PR-AM). “Quero fazer a minha opção política”, disse o senador.

Ceagesp
De mudança

Mais um passo foi dado na tentativa de alterar a localização do Ceagesp, o maior entreposto hortifrutigrangeiro da América Latina. Em 23 de junho, a ministra da Agricultura Kátia Abreu e o prefeito da capital paulista Fernando Haddad assinaram um acordo que vai permitir a mudança, através de licitação pública para construir a nova sede do entreposto. O Ceagesp deve se mudar do bairro de Vila Leopoldina para uma área próxima ao Rodoanel, que faz a ligação entre diversas rodovias no entorno da capital.