Cocheira

Auditoria na ABCZ

Entidade de olho em criadores fraudulentos

Auditoria na ABCZ

Exposições

A revolta dos criadores

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, comandada por José Olavo Borges, promete combater com rigor as fraudes que vêm sendo cometidas em diversas exposições pelo País. Alguns criadores têm colocado animais de 12 meses para competir, como se tivessem apenas oito meses de vida. Para atestar a fraude, a ABCZ contratou até uma grande empresa de auditoria: a PriceWaterhouse. E promete expulsar os fraudadores dos quadros da entidade.

“Vamos combater com rigor as fraudes”

José Olavo Borges, presidente da ABCZ

Leite

Sinal fechado

Depois de receber um não da Itambé, o grupo JBSFriboi, comandado por Joesley Batista, terá que retomar as conversas com a Parmalat, caso queira realmente crescer no mercado brasileiro de leite fluido. As duas empresas quase chegaram a um acordo no início deste ano, mas esbarraram no preço.

 

Pecuária

Estrela ascendente

Tem chamado a atenção dos criadores de nelore a disposição do empresário Jaime Pinheiro. Ex-dono do banco BMC, vendido há alguns anos ao Bradesco, ele já foi o maior criador de cavalo árabe do Brasil e está disposto a se tornar também um dos maiores da pecuária de elite. O banqueiro tem comprado o que há de melhor no País.

Grãos

Novidades no Cerrado

A Caramuru Alimentos, de César Borges, que há anos fixou suas operações em Goiás, prepara um novo ciclo de crescimento. Produtores da região do Mapito, que congrega os Estados do Maranhão, Piauí e Tocantins, dão como certa a instalação de uma nova central de recebimento de grãos, aumentando a concorrência com a Bunge, ADM e Cargill, fortes na região.

O fim de um legado

Maria Raduan, neta do lendário pecuarista Rubico de Carvalho, morto no ano passado, explica os motivos da liquidação do rebanho da fazenda Brumado

Por que a família não vai continuar o trabalho?

Na verdade o trabalho vai continuar. Entre os seis herdeiros, há criadores que são donos de boa parte do patrimônio genético desenvolvido pelo meu avô. O que vamos vender é a coleção de animais que ele mantinha.

Qual o principal motivo para essa decisão?

Não há como fazer a partilha desses bens, já que nem todos criam. Por isso, a venda é a única solução.

E o que esse leilão vai oferecer?

São cerca de mil cabeças, com gado Puro de Origem e Puro de Origem Importado. Meu avô nunca vendeu a cabeceira do rebanho. Então esse será o primeiro e último leilão com o gado brumado. É um momento histórico.

Picapes respondem por 12% dos recalls de 2019, aponta pesquisa
5 dicas para conservar (ou comprar) uma picape
As 10 picapes mais vendidas no Brasil em janeiro