Cocheira

Gestão de líderes

Gestão de líderes

Foto: Murillo Constantino

A revista DINHEIRO RURAL e a Flow Executive Finders reuniram no mês passado, em São Paulo, um seleto grupo de 70 pessoas para o evento Gestão de Líderes do Agronegócio. O tema faz parte da reportagem de capa da edição de novembro (www.dinheirorural.com.br) e tem como base uma pesquisa exclusiva realizada em parceria com a Flow, empresa de recrutamento de líderes para altas posições. A pesquisa foi realizada com cerca de 300 empresas, das quais 134 foram validadas. Participaram da mesa de discussões Edival dos Santos, presidente da MSD Saúde Animal, que faz parte do Grupo Merck Co & Inc; Leonardo Sá, presidente da Prodap, empresa de soluções tecnológicas para o agronegócio; e Rui Chammas, presidente da Biosev, produtora de bioenergia e subsidiária da Louis Dreyfus Commodities Holding. A programação contou também com uma apresentação do professor José Luiz Tejon, coordenador do Núcleo de Estudos de Agronegócio da ESPM, que falou sobre os desafios da liderança no setor e destacou o crescimento da presença das mulheres à frente da diretoria de grandes empresas. Tendência essa, que segundo ele, vai se intensificar nas próximas décadas.

CLONAGEM
Parceria oriental

Uma joint venture entre China e Coreia do Sul pretende construir em Tianjin, metrópole próxima a Pequim, a maior fábrica de clonagem do mundo, que poderá produzir até 1 milhão de bovinos por ano, além de cães e até espécies ameaçadas de extinção. De acordo com Xu Xiaochun, executivo-chefe da BoyaLife, companhia chinesa de biotecnologia, o objetivo principal da parceria é a produção em massa de bezerros para atender à crescente demanda chinesa por carne bovina de qualidade. A produção deverá ter início no início de 2016, após um aporte de US$ 31 milhões.

FESTIVAL DA CARNE
Churrascada paulistana

Em busca de carne de qualidade e cortes superiores, mais de duas mil pessoas estiveram presentes na segunda edição Churrascada, evento realizado em 28 de novembro, na capital paulista. O festival, que é inspirado no americano Meatopia, maior festa de “barbecue” do mundo criada em 2004, reuniu 20 chefs que prepararam 2,4 toneladas de carne bovina, 600 quilos de suínos, 500 quilos de cordeiro e 300 quilos de carne de caça, como perdiz e faisão. Segundo Eduardo Pedroso, diretor de originação da JBS em São Paulo e Mato Grosso do Sul, o festival foi muito importante para o setor. “A churrascada faz parte de um movimento de valorização da carne de qualidade e com marca”, disse Pedroso.

GUERRA DO FRANGO
Finalmente aprovado

Nada menos do que 40 países vão participar da disputa encabeçada pelo Brasil envolvendo as barreiras agrícolas impostas pela Indonésia. O painel, apresentado em outubro pelos brasileiros na Organização Mundial do Comércio (OMC) contestando as restrições à carne de frango, foi aprovado neste mês. Essa foi a terceira tentativa, depois de a Indonésia ter conseguido postergar o início da investigação usando como pretexto até um erro de digitação. Entre os países que vão pressionar os asiáticos, estão os os Estados Unidos, China e Índia.