Cocheira

Informação e cocheira

Soja verde

A Cargill está animada com uma recente conquista. Após a aprovação de 12 armazéns em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará, durante auditoria da francesa Biomass Biofuels Sustainability Voluntary Scheme, especialista na sustentabilidade da produção de soja, a Cargill passou a comercializar o grão certificado. Em julho, foram embarcadas 15 mil toneladas do produto para a Espanha. O projeto envolve 400 produtores e a maior parte da produção da soja certificada vai abastecer a fábrica de biodiesel da Cargill, em Três Lagoas, em Mato Grosso. 

Banana com laranja

Após intensas negociações para a aquisição do controle da produtora americana de bananas Chiquita Brands, por US$ 611 milhões, sobrou frustração para a Cutrale e o Banco Safra. As empresas manifestaram, no fim de agosto, seu desapontamento com a decisão do Conselho de Administração da Chiquita Brands em rejeitar a proposta de compra. “A decisão do conselho é uma continuação da destruição de valor para o acionista”, dizem a Cutrale e o Grupo Safra. Em resposta, a Chiquita disse que prefere focar na fusão com a irlandesa Fyffes. 

A estreia da Ourofino

Os investidores de plantão já podem se preparar: em breve, mais uma empresa do agronegócio terá suas ações negociadas na Bovespa. Trata-se da Ourofino, do setor de saúde animal e defensivos, comandada pelo presidente Dolivar Coraucci. Em agosto, a empresa protocolou seu pedido de registro de companhia aberta, na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), junto com uma distribuição de papéis. A oferta inicial de  ações, ainda não tem data marcada, mas poderá ocorrer ainda neste ano. O americano J.P. Morgan é o banco que vai coordenar a novidade. 

Inspiração na Espanha

Em agosto, uma comitiva do Ministério da Agricultura desembarcou na Espanha. Os representantes do Grupo de Trabalho de Transporte de Cargas Vivas do ministério visitaram várias cidades espanholas para
aprender sobre o controle de transporte de cargas vivas, com foco no bem-estar animal. Os técnicos foram ver de perto como funciona o controle de transporte de animais naquele país, como são feitos o protocolo de ação dos veterinários com a polícia rodoviária e a verificação dos veículos. A ideia é replicar o sistema espanhol moderno para o controle de cargas vivas, uma área carente de regulamentação
no País.

Probióticos ganham força 

Paulo Teixeira, diretor da Unidade de Avicultura e Suinocultura da Phibro, empresa de nutrição e saúde animal, anunciou no mês passado parceria com a Chr Hansen, fabricante de ingredientes para a indústria de alimentos. A Phibro terá a exclusividade da comercialização da linha de probióticos para suínos da Chr Hansen no Brasil (linha Probios®Guard), que tem como missão ampliar e acelerar a divulgação das tecnologias da empresa para os criadores de suínos.