Cocheira

Mais dez

Não basta já ter 24 usinas no Estado de São Paulo,agora a Cosan quer mais dez usinas para dar vazão aos planos da Raízen, joint venture formada com a Shell.

Negócios

Não basta já ter 24 usinas no Estado de São Paulo, agora a Cosan quer mais dez usinas para dar vazão aos planos da Raízen, joint venture formada com a Shell. A aquisição deve acontecer nos próximos quatro anos. Com a Raízen, a companhia pretende moer 100 milhões de toneladas de cana (hoje tem capacidade para 60 milhões de toneladas). E, por falar em Cosan, Rubens Ometto Silveira de Mello, presidente do Conselho de Administração, continua na lista da Forbes, entre os mais ricos do mundo. No ranking 2011 ele ocupa o 18º lugar entre os brasileiros, com uma fortuna estimada em US$ 2,5 bilhões.

Biodiesel

Cadê a

mamona?

Menina dos olhos do expresidente Luiz Inácio Lula da Silva, a indústria de biodiesel parece não estar recebendo tanta atenção do governo Dilma: até agora, o governo não anunciou o tão prometido marco regulatório para o setor. A União dos Produtores de Biodiesel (Ubrabio) garante que o País tem a capacidade instalada para que o governo adote o B10 (10% de mistura de biodiesel ao diesel convencional), mas o governo não está dando muita atenção para o setor.

 

Recorde

Megaleilão

Vender 40 mil cabeças de gado em um dia. Esse é o desafio de Maurício Tonhá, da Estância Bahia, em Água Boa (MT). Tonhá quer bater o próprio recorde, registrado em 2010, quando comercializou 30 mil animais. Jonas Barcellos, Juvelino Mineiro e representantes do JBS e Marfrig já confirmaram presença no leilão.

 

 

Genética

Internacionalização

Juvelino Mineiro se rendeu à oferta (não revelada) do grupo holando-belga de genética bovina CRV e anunciou a venda da Central Bela Vista, de Pardinho (SP), maior empresa nacional do segmento de coleta e industrialização de sêmen. A CRV vai movimentar 3,6 milhões de doses de sêmen no mercado interno em 2011 e assume a liderança do segmento no País.

 

Raia

O número 1 do ranking americano

Gianni Samaja conquistou um feito inédito para o Brasil. Ele é o dono de Good Reason AS, cavalo quarto de milha que desbancou os favoritos da raça e conquistou o título de melhor animal de corrida dos Estados Unidos. “É uma das maiores satisfações que já tive na vida”, disse Samaja.

 

Vitrine verde

Schwarzenegger e o etanol de cana

Convidado para o 2º Fórum Internacional de Sustentabilidade realizado em março, em Manaus (AM), o ex-governador da Califórnia e astro de Hollywood Arnold Schwarzenegger foi todo elogios à produção do etanol de cana-de-açúcar no Brasil “É muito melhor do que o de milho produzido nos Estados Unidos”, disse o Exterminador. “O Brasil deveria ser uma espécie de vitrine global do que há de melhor em tecnologias limpas e energias renováveis.”

 

Pocotó

Foi dada a largada

Fim de reinado para Márcio Toledo no Jockey Club de São Paulo. O namorado de Marta Suplicy não se reelegeu presidente do clube e perdeu para Eduardo Azevedo, ex-presidente da Bovespa e criador da BM&F. Entre os maiores desafios está o saldo da dívida de R$ 250 milhões. “Nem com reza braba vamos limpar a barra do Jockey. Só com profissionalismo”, disse à revista DINHEIRO RURAL, dando indícios das mudanças que vai promover no clube.