Hippus

Roteiro definido

Roteiro definido

foto: Everton Souza/La Rural Fotografias

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos já estabeleceu as datas e os locais para as classificatórias do ciclo 2016 da prova de paleteada. Para o grupo principal, ou Força A, os atletas deverão disputar 50 vagas em duas classificatórias para a final. A primeira será em São Gabriel (RS) nos dias 23 e 24 de abril e a segunda, de 14 a 15 de maio em Santa Vitória do Palmar (RS). Realizada em dupla, a prova testa a habilidade dos cavaleiros que têm de conduzir um bovino, prensado entre os dois cavalos, até uma porteira mais estreita por um percurso pré-definido. A grande final integra a programação da Expointer, em Esteio (RS) que está prevista entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro, de 2016.

Time de ouro

A estância Guanabara, de Rio Grande (RS), do criador Luiz Carlos da Silva Carvalho Junior, teve seu time animais consagrados nas provas de morfologia, realizadas no início de dezembro pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Piratini (RS). A grande campeã e campeã potranca menor, foi a égua Guanabara Parrilera. Entre os machos, o destaque de grande campeão, campeão cavalo menor e melhor exemplar da raça foi Guanabara Nunca Más.

Patrimônio cultural

No início de dezembro, a Associação Brasileira de Quarto de Milha, juntamente com representantes de várias entidades de equinos e modalidades rurais, esteve presente em audiência pública em Brasília, para apoiar o projeto de lei que tem por fim reconhecer como Patrimônio Cultural Imaterial no Brasil as provas de rodeio, vaquejada, de laço, apartação, bulldog, rédeas, três tambores, team penning e work penning e paleteada. Aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, o texto segue para aprovação no plenário da Câmara.

Campeões do salto

O cavaleiro paulista José Roberto Reynoso Fernandez Filho ficou em primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Salto Hyundai Senior Top (categoria de nível olímpico), com 108,5 pontos acumulados. Mesmo terminando em segundo lugar, na oitava e última etapa da competição, realizada no dia 5 de dezembro, na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo, Fernandez Filho foi consagrado campeão. Na prova, participaram 31 conjuntos, dos quais 12 habilitaram-se para a 2ª e decisiva volta. O vice-campeão foi Pedro Muylaert, com 104 pontos, e a terceira colocação foi de Sérgio Marins, com 93,5 pontos.

Cânter

Com o lema “renovação com unidade”, o novo presidente da Associação Brasileira de Quarto Milha, o criador da raça Fábio Pinto da Costa pretende levar adiante os planos de modernização iniciados há cerca de seis anos e ainda promover mudanças até 2017, quando se encerra seu mandato.

Qual a proposta de trabalho da entidade até lá?
Tenho certeza de que essa gestão vai encerrar o mandato ampliando ainda mais nosso maior patrimônio, que é a filosofia do quarto de milha, o cavalo da família brasileira.

O que vai ser feito?
No recinto de Avaré (SP), onde atualmente realizamos os grandes eventos oficiais, por exemplo, vamos construir um novo recinto de leilões, em parceria com a prefeitura. O projeto está aprovado e faltam agora detalhes finais para iniciarmos a obra.

Há mudanças na área de esportes?
Sim. Vamos garantir acesso integral e sem nenhum custo a todos os núcleos, associações e organizadores de eventos esportivos oficializados, ao novo programa de gerenciamento de provas, o Sistema de Esportes do Quarto de Milha.

Qual é o benefício dele?
Entre outras coisas, o programa garante a agilidade da pontuação de atletas, inscrições online, registro de ganhos financeiros dos animais e transmissão ao vivo. Ele já está sendo utilizado em alguns núcleos e nossa meta é que alcance todas as entidades filiadas e todas as modalidades.