Hippus

Puro sangue & Cia

O encantador de cavalos

O domador americano Monty Roberts, que conquistou fama mundial pela técnica de domesticação de cavalos sem uso de violência, recebeu proposta do banqueiro Eduardo Moreira, ex-Pactual, para a produção de uma nova versão cinematográfica de sua “Doma Gentil”. Moreira se encantou com a demonstração feita por Roberts na Sociedade Hípica Paulista, em março deste ano. Em 1998, sua história foi representada pelo ator Robert Redford, no filme “O Encantador de Cavalos”.

De olho no Pan

A Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) contratou dois treinadores estrangeiros às equipes de adestramento e enduro, para o Pan de Guadalajara, em outubro, e para a Olimpíada de Londres, em 2012. O sueco Eric Lette, que em 2007 treinou o time que foi bronze no Pan do Rio de Janeiro, volta a comandar a equipe de adestramento, enquanto Jean Luc Leclerc assume os times adulto e Young Riders do Enduro. Ainda na onda das contratações, Jean-Maurice Bonneau será o consultor técnico de salto, que tem Rodrigo Pessoa como treinador.

Remate Luso

O empresário Victor Oliva promete uma grande festa na sua Coudelaria Ilha Verde, na 14ª edição do Leilão Internacional Luso-Brasileiro, em 21 de maio. Serão 31 lotes de cavalos puro-sangue lusitano disponíveis. Participam como vendedores os convidados Manuel Tavares de Almeida Filho, Luiz Salgado, Paulo Salles, José Carlos Garcia e Eduardo Bundyra.

Copa Hermès

A mais badalada competição mundial de hipismo, realizada anualmente em Paris, ganhou uma edição no Brasil. É a primeira vez que a prova, patrocinada pela grife, acontece fora da França. O evento será entre 22 e 23 de outubro, na Fazenda Boa Vista, em Porto Feliz (SP). A competição faz parte do marketing da construtora JHSF para a venda de lotes no local, que terá um dos mais luxuosos condomínios de campo do País.

Mando brasileiro

Luiz Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), foi eleito por unanimidade para também presidir o Grupo 6 da Federação Equestre Mundial (FEI) até 2014. No Grupo 6 estão Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

Professor olímpico

O Helvetia Riding Center, em Indaiatuba (SP), promove entre os dias 19 e 22 de maio uma inédita clínica de salto com o cavaleiro olímpico Bernardo Alves, que já integrou a equipe brasileira na Olimpíada de 2004 e na de 2008. A proposta é consolidar o Helvetia como centro de treinamento de excelência.

Cânter

José Francisco Brito Eusébio, presidente da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro-Sangue Lusitano (ABPSL) até 2012, vem promovendo mudanças na entidade, que realiza, entre 26 e 29 de maio, a mais importante mostra da raça nas Américas.

O que a ABPSL preparou para a 30ª Expo Internacional do PSL?

Diversas atrações e um show de genética e funcionalidade em competições variadas, inclusive uma seletiva de adestramento para os Jogos Panamericanos de Guadalajara, no México.

Que medidas de sua gestão já estão em andamento?

A participação dos animais em eventos agropecuários. Também criamos comitês de trabalho divididos por áreas como a de marketing, que foi a primeira a ser formada e já está em ação sob direção de Vagner Aguilar.

Que ações são essas?

A primeira é de reposicionar o lusitano no mercado, com promoção das habilidades naturais da raça. Estamos desenvolvendo campanhas específicas voltadas para crianças, adolescentes e adultos, já que são potenciais compradores dos animais.