Hippus

Cavalo de guerra

 

Os cavalos sempre inspiraram o cinema americano. Eles foram coadjuvantes de filmes de faroeste ou protagonistas em histórias como Corcel negro, Beleza negra, Spirit, Seabiscuit e Secretariat. O sucesso equino do momento, em Hollywood, é Cavalo de Guerra (War Horse), superprodução do diretor Steven Spielberg, indicada ao Oscar 2012 em seis categorias, inclusive a de melhor filme. War Horse conta a história do cavalo Joey, vendido ao Exército inglês, que passa por vários donos até retornar a Albert.

 

Novinho em folha

Previstas para ser inauguradas em 2013, as obras do Jockey Club Cearense, em Aquiraz, a 35 quilômetros de Fortaleza, estão a todo vapor. Mas no dia 28 de abril os operários da construção estarão de braços cruzados. É que nesse dia acontece no local o 1º Grand Prix do Estado. O hipódromo, orçado em R$ 15 milhões, terá prontas para a competição parte das cocheiras e também a pista de corridas.

 

Expo-FICCC

No dia 4 de março, 26 cavalos e éguas da raça crioula, de um total de 83 participantes, foram escolhidos em Pelotas, cidade do sul do Rio Grande do Sul, para representar o Brasil em um evento internacional de morfologia, a Expo-FICCC 2012, sigla para Federação Internacional dos Criadores de Cavalos Crioulos. O evento acontecerá em maio, em Montevidéu, no Uruguai, e além desses animais estarão presentes os campeões 2010 e 2011 da Expointer, de Esteio (RS).

Em debate

“A nova onda do cavalo – solidez ou euforia?” Este é apenas um dos temas do 2º Congresso Caballiana, marcado para os dias 21 e 22 de abril, em Itupeva, interior paulista. A novidade do ano é um show equestre, com apresentações de atrelagem, arquearia, equoterapia, volteio e equitação de trabalho. O Caballiana acontece durante o Congresso de Veterinária Equina e conta com o apoio da Federação Equestre Internacional e da Confederação Brasileira de Hipismo.

Fábio Wolff, da Wolff Sports, empresa paulista de consultoria em marketing esportivo, fala sobre o 2º Congresso Caballiana e do Congresso de Medicina Veterinária Equina, que ocorre em abril, em Itupeva (SP).

Qual será a principal discussão do congresso de veterinária?

O foco será o cavalo atleta. Teremos uma convidada especial, a médica veterinária americana Hilary Clayton, uma das principais especialistas mundiais em medicina esportiva.

O que a Hilary Clayton deve abordar durante o evento?

Ela vai falar sobre enfermidades e lesões dos equinos, especialmente no pescoço e coluna, e como deve ser feita a sua reabilitação.

Qual a maior dificuldade para os criadores de cavalos atletas?

Há um crescimento no número de usuários de cavalos de competição no Brasil e os criadores estão com dificuldade para atender à demanda. Por isso, convidamos as associações para mostrar nesse evento as suas experiências e projetos.