Hippus

Puro-sangue & Cia

Bocal de Ouro

As disputas do Bocal de Ouro, da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), realizadas no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, Rio Grande do Sul, elegeram os melhores quatro machos e quatro fêmeas da raça no mês passado. Na categoria fêmeas, a égua Emblema Bertolini, da Fazenda Bertolini, do município gaúcho de Minas do Leão ficou com o primeiro lugar. Já a égua favorita, Igualita da Reconquista, ficou na segunda colocação. O campeão dos machos foi o cavalo Festejo 1061 Maufer, da Cabanha Maufer, de Cruzeiro do Sul (RS). E o cavalo Harmonia Temprano ficou com a segunda posição do pódio, o Bocal de Prata.

Clássico

O cavaleiro paulista e campeão brasileiro sênior 2011, Rodrigo Tsau, montando o cavalo Tek GMS, venceu o Clássico, a 1,40 metro, em 41s09. Trata-se da principal disputa do Concurso de Saltos Nacional realizada na Sociedade Hípica de Ribeirão Preto, no interior paulista, em abril. O paranaense André Coutinho Mendonça Nagata conquistou a segunda posição, em 45s50, e o cavaleiro paulista Adir Dias de Abreu Junior emplacou o terceiro lugar, em 47s27.

 

FEI Longines

O alemão Daniel Deusser, com o garanhão Cornet d’Amour, sagrou-se campeão no FEI Longines Final da Copa do Mundo de Salto em Lyon, na França, no mês passado. Representando o Brasil, o cavaleiro Yuri Mansur, campeão da Liga Sul-Americana, fez boas apresentações, mas fechou empatado em 23º lugar. Ludger Beerbaum, com a égua Chiara 22, sagrou-se vice-campeão da Copa do Mundo, com quatro pontos perdidos.

Zandona

A amazona portuguesa Marina Frutuoso de Melo é a nova embaixadora da marca italiana Zandona, de protetores para cavalos e cavaleiros. Marina já foi seis vezes campeã de saltos de obstáculos de Portugal. Por isso, a marca escolheu a atleta para promover seus produtos. Em troca, a Zandona vai garantir estabilidade financeira à atleta, para que ela possa se dedicar ainda mais à alta competição.

Pônei da Terceira

Depois do Lusitano, do Garrano e do Sorraia, o pônei da Terceira tornou-se a quarta raça a ser reconhecida como autóctone em Portugal. Para o especialista em equinos, o português Artur Machado, da Universidade dos Açores, o animal é um puro-sangue lusitano que entrou em uma máquina de lavar e encolheu. O pônei tem uma altura média de cerca de um metro e meio. 

Campeonato morfológico

A Supra, uma das principais marcas do mercado de nutrição animal, renovou por mais um ano o seu apoio ao Campeonato Nacional Morfológico, realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). A renovação da parceria, que começou no ano passado, vale a partir das semifinais das provas morfológicas da Expointer 2014, que será realizada de 30 de agosto a 7 de
setembro, no parque Assis Brasil, no município gaúcho de Esteio. 

Salto nacional

O Concurso de Salto Nacional realizado na Sociedade Hípica Catarinenense, em Florianópolis, recebeu de 18 a 20 de abril a primeira seletiva aos campeonatos Americano e Sul-Americano da Juventude
2014. Na categoria júnior, a amazona paulista Patsy Zurita, com a égua Dobra, foi a vencedora. Entre os concorrentes da série pré-júnior, Victoria Ribeiro de Mendonça venceu sem penalidades. Ambas 
representaram São Paulo.

Paraequestre 2014

Foi no Concurso Paraequestre Internacional de Adestramento, em Deauville, na França, em abril, que a equipe brasileira de paraequestre garantiu vaga para os Jogos Equestres Mundiais de 2014. Os integrantes do Time Brasil, composto pelos cavaleiros Sergio Oliva, Marcos Fernandos Alves, Davi Salazar, Elisa Melaranci e Vera Lúcia Mazzilli foram qualificados acima do índice mínimo de 65% e obtiveram a sétima colocação.