Hippus

Puro Sangue & Cia

Polo equestre de SP é o mais premiado

Com dez campeões na modalidade salto, a Federação Paulista de Hipismo foi considerada o maior polo equestre do País. Os resultados de 49 eventos nacionais definiram, no início de janeiro, as 19 federações campeãs do ranking 2012. As informações são da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH). O cavaleiro Francisco José Mesquita Musa liderou na categoria sênior, pela Federação Paulista. A Federação Equestre de Pernambuco foi a segunda mais premiada, com três campeões, e a Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro a terceira, com dois ganhadores. Outras quatro instituições tiveram apenas um campeão cada uma.

 

Centro de treinamento

A amazona brasileira Camila Mazza de Benedicto, 34 anos, inaugurou, no mês passado, na cidade de Valkenswaard, na Holanda, a C&C Sport Horses. Tratase de um centro de treinamento e comercialização de cavalos. A atleta paulistana conta com o irmão Caio Mazza como sócio. Camila conquistou, em 2012, o quarto lugar para o Brasil na Copa das Nações, em Portugal, a quinta colocação no CSI 3*, na freguesia portuguesa Vimeiro, e venceu o CSI* em La Clusaz, na França, para cavalos de sete anos.

 

 Let’s Fly

O cavaleiro Rodrigo Pessoa e o equino hanoveriano Let’s Fly, literalmente, ganharam asas na principal competição, no dia 10 de janeiro, do Winter Equestrian Festival 2013, em Wellington, nos EUA. Sem cometer faltas, em 35s95, Pessoa e Let’s Fly sagraram-se campeões, à frente do top americano Peter Wylde, com 36s92. O evento realizado no Palm Beach Equestrian Center é a mais longa competição de hipismo do mundo.

 

Recurso

O Ministério do Esporte liberou, no início de janeiro, R$ 39 milhões para a reforma e construção de novas instalações olímpicas no Complexo Esportivo de Deodoro, na zona oeste do Rio de Janeiro. Além do Centro Nacional de Hipismo General Eloy Menezes e do Centro de Hóquei sobre a Grama Sargento João Carlos de Oliveira, outras instalações esportivas que integram o complexo também serão reformadas.

 

Cânter

Paulo Jorge Padrão Caetano é criador de cavalos puro-sangue lusitano e treinador de dressage, na vila alentejana Monforte, em Portugal. Nos próximos dias 18, 19 e 20, Caetano ministrará uma clínica de adestramento clássico no Haras Rancho Bonanza, em Atibaia (SP).

Quais os aspectos observados no curso de adestramento?
Primeiro, foco no cavaleiro, em sua postura na sela. A partir daí avalio seu tato, a cultura equestre e o nível técnico. Em seguida, observo o cavalo, suas qualidades e dificuldades, seu nível de ensino, o rigor de seu trabalho de base e o potencial.

Qual a fase mais importante do treinamento do cavalo?
Todas as fases são importantes. Desde o desbaste, aos 3 anos, até poder participar de um grande prêmio, a partir dos 8. A busca pelo aperfeiçoamento técnico deve ser diária. É indispensável ainda um programa nutricional adequado a cada animal.