Hippus

Puro Sangue & Cia

Hits Desert

A amazona americana Josephina Nor Lantzman, filha do cavaleiro e treinador brasileiro Fábio Nor, garantiu, no mês passado, o primeiro lugar no GP SmartPak, prova do Hits Desert Circuit, em Thermal, na Califórnia. Com o cavalo Chello Z, Josephina foi a única a fechar o circuito com um duplo zero falta, em 47s12. O segundo lugar ficou com o cavaleiro gaúcho Eduardo Menezes, que também mora nos Estados Unidos. Participaram da disputa 52 competidores.

 

Anca em Assis

Em fevereiro, com a égua Lea Co Sweetheart, da raça quarto de milha, o criador e cavaleiro Edgar Santos Guerra, de Goiânia, foi o vencedor da Copa Fazenda Berrante, em Assis (SP). O evento, oficializado pela Associação Nacional do Cavalo de Apartação (Anca), foi realizado na propriedade do criador Renato Eugênio Rezende Barbosa.

 

Atrelagem

Montando o cavalo Achutado, a diretora de atrelagem da Confederação Brasileira de Hipismo e da Associação Brasileira de Atrelagem, Carol Borja, garantiu o quinto lugar na categoria singular, no disputado Campeonato Internacional de Atrelagem. A prova foi realizada no início do mês passado, em Villaricca, no Chile, e compreendeu três etapas: adestramento, cones e maratona.

 

ANQM 2013

A partir deste mês, as competições do circuito da Associação Norte-Riograndense de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ANQM) e do Circuito Universitário ANQM de Vaquejada 2013 prometem movimentar Mossoró, no Rio Grande do Norte. A primeira prova acontece no parque Otaviano Pessoa e a última será realizada no dia 13 de outubro, no Porcino Park Center. Os cavaleiros competem em três categorias: aberta, amadora e universitária. Serão distribuídos R$ 16 mil em prêmios.

 

Cânter

Walfran Guerra é criador de cavalos pampa e presidente do núcleo São Paulo da associação dos criadores. No Haras Rancho Conquista, em Mairiporã (SP), ele mantém 160 animais, que são utilizados em cavalgadas, cursos de doma e esportes.

Quais são as principais características da raça? 
A beleza de sua pelagem e a conformação. O cavalo pampa também é reconhecido por sua coragem, velocidade e agilidade, além de ser dócil. 

Como é possível reunir todas essas qualidades em um mesmo animal?
Por meio de cruzamentos. O pampa é a única raça que permite, na sua concepção, o cruzamento de duas raças como, por exemplo, o mangalarga marchador e o mangalarga paulista. Além de permitir a utilização de uma égua base de cor sólida para cruzamento.

Qual o cenário da criação do pampa no País?
O Estado de São Paulo concentra a maior parte dos criatórios, com 25% do mercado. Em seguida, vêm o Rio de Janeiro e Minas Gerais, que também são fortes na criação. A associação possui cerca de 1.600 criadores associados.