Hippus

Puro-sangue & Cia

ATRELAGEM

Elegante nos trajes, e com uma requintada carruagem sob o seu domínio, a competidora mirim de atrelagem Julia Alvarenga, da Estância São Francisco de Borja, de Amparo (SP), conquistou a primeira posição na categoria parelha. Foi conduzindo os pôneis Poca e Hontas, da raça Shetland, que a jovem amazona de 9 anos garantiu lugar no topo do pódio da 2ª Copa Legendário de Atrelagem, realizada, em 20 de abril, no Haras dos Sonhos, em Boituva (SP).

 

EQUITAÇÃO DE TRABALHO

A Federação Equestre Europeia reconheceu, em abril, a equitação de trabalho como um esporte. Agora, associações de criadores da raça puro-sangue lusitano e outras federações, como a portuguesa e a brasileira, esperam que a Federação Equestre Internacional (FEI) siga o mesmo passo.

 

CASAL NO PÓDIO

O medalhista olímpico brasileiro Álvaro de Miranda, o Doda, dividiu, pela primeira vez, o pódio, em uma série principal, com a sua esposa, Athina Onassis. A façanha aconteceu durante o Winter Equestrian Festival 2013, realizado no dia 30 de março, em Wellington, no Estado americano da Flórida. A amazona grega, que completou um percurso limpo, em 54s461, garantiu o terceiro lugar. Doda foi o campeão do GP, que distribuiu US$ 500 mil em prêmios.

TROY CRUMRINE

A Associação Brasileira dos Treinadores de Tambor e Baliza (ABTB) traz, pela segunda vez ao Brasil, o campeão do tambor, o treinador Troy Crumrine. O especialista participará, entre 12 e 14 de agosto, da segunda edição da Copa Brasil de Tambor e Baliza, no Recinto Francisco Cruz Pimentel, em Avaré (SP), em uma clínica de três tambores. Crumrine já conquistou mais de US$ 3 milhões em prêmios ao longo de sua carreira.

Cânter

Marco Antonio Costa é presidente da Associação de Criadores de Cavalos de Pura Raça Chilena do Brasil, em Porto Alegre, e criador de cavalos há oito anos, com um plantel de 60 animais, entre chilenos e crioulos.

 

Qual é a origem da raça chilena?
Os primeiros cavalos chilenos datam de 1544, originários da região onde hoje é Santiago. O número estimado de animais registrados já ultrapassa 223 mil.

A pura raça chilena é reconhecida no Brasil?
Uma das razões da fundação da associação, no País, foi justamente essa: buscar o reconhecimento do Ministério da Agricultura, já que a raça brasileira acaba de ser reconhecida pela associação chilena.

Quais as características do cavalo chileno?
É um animal extremamente dócil, funcional, com alto nível de inteligência e rústico.

Qual é a relação entre a raça chilena e o cavalo crioulo?
A raça foi introduzida no Brasil como melhoria morfológica e funcional do crioulo rio-grandense. Os grandes ganhadores do Freio de Ouro têm, no mínimo, 50% de sangue chileno.