Hippus

Puro-sangue & Cia

Schumacher Western

O heptacampeão de Fórmula 1, o alemão Michael Schumacher deixou de assistir ao GP da Alemanha para praticar a equitação western. A façanha foi registrada, no mês passado, em um evento anual beneficente organizado por sua mulher, Corinna, que arrecada fundos para um hospital infantil. Criadora, no CS Ranch, em Gordonville, no Texas (EUA), e apaixonada por cavalos, Corinna foi a responsável por levar o marido, aposentado das pistas de corridas, para competir na modalidade rédeas, nas arenas western.

CHIO Aachen

O brasileiro Álvaro de Miranda, o Doda, com o cavalo Show Show, saiu vitorioso na prova com obstáculos, no World Equestrian Festival CHIO Aachen, na Alemanha. Doda garantiu o primeiro lugar, sem faltas, em 32s37 e levou para casa € 23,5 mil. A segunda posição ficou com o irlandês Dermott Lennon, seguido pela americana Laura Kraut.

Regional Oeste

O treinador Décio Gaspar Talon, do Haras Santo Antônio, de Bauru, no interior de São Paulo, faturou mais um carro zero-quilômetro, na 6a etapa do 13o Regional Oeste, realizado no fim de junho, no Haras Raphaela, em Porto Feliz (SP). Talon também ganhou um carro ao vencer o Tira Teima do 5o Grand Prix Haras Raphaela, em março.

Ancestral

Um grupo de pesquisadores do Museu de História Natural da Dinamarca conseguiu decifrar o genoma de um equino de 735 mil anos. O genoma do cavalo-de-przewalski passou a ser considerado como o mais antigo já analisado até agora. O estudo foi possível a partir de fragmentos encontrados congelados, em 2003, em Yukon, no Canadá. Com isso, os cientistas demonstraram ainda que o ancestral comum de todos os equinos modernos surgiu há quatro milhões de anos, duas vezes mais cedo do que se pensava.

Cânter

João Victor Marcari Oliva, filho do empresário Victor Oliva e da rainha do basquete Hortência Marcari, é um adolescente apaixonado pelo mundo do cavalo. Estreou nas pistas em 2008 e, desde então, já somou várias conquistas.

Por que escolheu o hipismo?
?Por influência de meu pai comecei a montar, e com isso veio o gosto pelos cavalos.

Desde quando pratica?
Desde os 3 anos, hoje tenho 17.

Qual é a sua rotina de treinamento?
Treino de terça a quinta no Clube Hípico de Santo Amaro e de sexta a domingo em nosso haras, em Araçoiaba da Serra (SP).

Qual é o maior desafio no adestramento?
?Falta de profissionais e cavalos criados para essa modalidade.

Onde quer chegar?
Sonho disputar uma Olimpíada.

Quantos títulos já têm?
Sou pentacampeão brasileiro, bicampeão paulista, liderei o ranking da Confederação Brasileira de Hipismo de 2008 a 2011 e o paulista em 2009 e 2010.

Com que raça de cavalo costuma competir?
?O puro-sangue lusitano, que meu pai seleciona há 20 anos.