Hippus

Puro-sangue & Cia

Um salto para a história

“No meio do caminho tinha um obstáculo” é o nome do documentário que conta a história do cavalo Baloubet Du Rouet, montaria do brasileiro Rodrigo Pessoa por vários anos, com quem formava o conjunto tricampeão da Copa do Mundo de Salto (1998/1999 e 2000). Com direção de Cacá Diegues, o documentário foca na perda da medalha de ouro na Olimpíada de Sydney, quando Baloubet refugou três vezes e foi eliminado. Quatro anos depois, em Atenas, a dupla deu a volta por cima e faturou o ouro. A produção, que recebeu o apoio do Ministério da Cultura, é da Luz Mágica.

Crioulos nos EUA

Cerca de 30 cavalos crioulos compõem o primeiro núcleo de animais da raça nos Estados Unidos. A maioria foi leva- da do Brasil para o Texas pelo criador paulista João Arruda Pires, mas alguns já nasceram lá. Dois deles, Fogo de Chão do Capão Redondo e Loco de Bueno Mapocho estão sendo treinados por Gabriel Diano, na Flórida, para competir em rédeas. A modalidade, que surgiu naquele país, é candidata a se tornar esporte olímpico.

 

Jogos Mundiais

Considerado a “Copa do Mundo” equina, o 7º World Equestrian Games acontece de 24 de agosto a 7 de setembro de 2014 na Normandia, na França. A contagem regressi- va para o evento, realizado a cada quatro anos, foi dada pela Alltech, patrocinadora da competição, em um jantar na capital paulista no início de setembro. O WEG reúne esportistas de 30 países em provas de adestramento, atrelagem, concurso completo, enduro, salto, rédeas e volteio.

Copa das Nações

Com a participação de 12 países, a equipe brasileira de salto sagrou-se campeã da Copa das Nações no CSI3 de Arezzo, na Itália, no dia 6 de setembro. Foi a primeira vitória do time na temporada de 2013. A equipe, que perdeu apenas oito pontos, é formada pelos cavaleiros Doda Miranda, Rodrigo Pessoa, Marlon Zanotelli, Clouwni e Eduardo Menezes.

 

Classic Horse Show

Fábio Sarti, montando Querida II Z, foi o campeão do GP Hyundai no 3o Classic Horse Show 2013, uma das mais charmosas competições de salto do País. O evento foi realizado no início de setembro na Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo, e reuniu 42 concorrentes. Os obstáculos mediam 1,50 m de altura e o resultado foi válido para o ranking sênior da Confederação Brasileira de Hipismo.

Cânter

Depois de exercer a vice- presidência da Associação Brasileira de Quarto de Milha (ABQM) nos últimos anos, neste mês o criador Marcelo Ferreira, de Penápolis (SP), deve ser eleito, em chapa única, o novo presidente da entidade.

Quais são os maiores obstáculos para que a raça ganhe mais espaço??Um deles é a falta de uma comunicação massificada. Por isso, lançamos a TV Quarto de Milha. O outro é a carência de recintos adequados à prática espor- tiva.

Como atrair mais jovens para a ABQM??

Esse público sempre foi prioridade para nós. Há muitos anos, nos eventos da raça, as provas para crianças são destaque nos torneios.

Qual é a previsão de movimento financeiro nos leilões deste ano?
O mercado sinaliza um aumento em torno de 10% ante 2012. No ano passado, a receita foi de R$ 163 milhões, para 5,3 mil animais.

Depois que a ABQM criou seu portal da transparência, o que mudou?
Hoje a ABQM está mais próxima do associado. O número de sócios cresceu e já somos 20 mil quartistas. Temos mais provas, núcleos mais ativos, melhora- mos a comunicação e o Stud Book, o setor de registro de animais.