Hippus

Puro-sangue e Cia

O encantador

Monty Roberts, o famoso encantador de cavalos americano, escolheu o Brasil para ensinar o seu método de doma Join Up, no final deste ano. A apresentação da técnica, baseada na não violência e na cooperação entre o homem e o animal, foi programada no sítio MREM, em Jacareí (SP). Segundo a associação de criadores da raça mangalarga, diversos animais devem ser domados pelo cowboy, durante o curso de R$ 2,5 mil por pessoa.

GP dos 65 anos

O cavaleiro Artemus de Almeida sagrou-se campeão do GP da Sociedade Hípica de Campinas. Trata-se do mais tradicional polo hípico do interior paulista, que comemorou durante o evento 65 anos de história. Com o garanhão Dimensional Landritter do Feroleto II, Almeida saiu vitorioso sem faltas, em 48s41. O vicecampeão foi Francisco Musa, que repetiu o resultado do ano passado. Com o equino Bolero JMen, Musa garantiu duplo zero falta, em 50s22.

Gaga

A potranca uruguaia Gaga A, filha de T.H.Approval na brasileira Yin, voltou a colocar o Haras Phillipson, de Campinas (SP), no placar de uma prova de grupo de turfe disputada em Toulouse, na França, em novembro. Gaga A, em um bom arremate final, completou a trifeta distante apenas 1/4 de corpo da segunda colocada.

Baluarte da Brôa

O cavalo lusitano Baluarte da Brôa MV, do criador Manuel Tavares Veiga, da Coudelaria Romão Tavares, é o grande campeão da raça lusitana, em Portugal. O animal recebeu o título na Feira Nacional do Cavalo, na vila portuguesa Golegã, do distrito de Santarém.

Paulista 2013

A raça puro-sangue lusitano foi destaque no Campeonato Paulista de Adestramento, realizado na Sociedade Hípica Paulista, em novembro. Das dez séries disputadas, o lusitano venceu nove. Na categoria mini mirim, a amazona do Ilha Verde Team, de Araçoiaba da Serra (SP), Julia Nemr, conquistou o bicampeonato paulista. Na profissional, o cavaleiro Agnaldo Luiz da Silva, da Coudelaria do Sol, de Engenheiro Coelho, no interior do Estado, levou o título.

IFHA e FEI

A Federação Equestre Internacional (FEI) firmou uma parceria inédita com a International Federation of Horseracing Authorities (IFHA), em Montreux, na Suíça, em novembro. Com isso, foi criada a fundação da International Horse Sports Confederation, que será um canal de troca de informações entre as duas entidades. A fundação ainda contará com o apoio da FEI, para o tratamento de questões sanitárias e de transporte internacional de equinos.

Tambor

O cavaleiro Rodrigo Oliveira foi campeão, e bateu recorde na categoria aberta sênior, na terceira etapa do 28º Campeonato RJQM de Tambor, no Centro Hípico de Sapucaia, no Rio de Janeiro, em novembro. Foi com o tempo de 17’463’’ que Oliveira superou o seu próprio recorde anterior.