Produtores rurais do Distrito Federal poderão participar do Seminário ABC Cerrado, nesta quinta-feira (23). O evento é promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-DF) e com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O objetivo é incentivar à adoção de práticas sustentáveis indicadas pelo Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono) para o Cerrado brasileiro.

Durante o seminário, serão abordados quatro processos tecnológicos do Plano ABC: Integração Lavoura-Pecuária e Floresta (iLPF), Recuperação de Pastagens Degradada (RPD), Sistema de Plantio Direto (SPD) e Florestas Plantadas (FP). Outro tema a ser abordado é o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O seminário começará às 8h e segue até às 18h, com intervalo para almoço, no auditório do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sinuelo da Saudade, no PAD-DF. Outras informações podem ser obtidas por meio do email depros.gab@agricultura.gov.br.

Projeto

O Projeto ABC Cerrado visa a capacitar produtores rurais e técnicos do bioma Cerrado nas tecnologias preconizadas pelo Plano ABC, a fim de aumentar a área produzida com a utilização de sistemas sustentáveis de produção e diminuir a pressão sobre as florestas nativas, contribuindo para a redução da emissão de gases de efeito estufa.

Até 2018, serão investidos US$ 10,62 milhões em recursos do Programa de Investimentos Florestais (FIP, na sigla em inglês), administrados pelo Banco Mundial, para realização de cursos sobre recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema plantio direto na palha e florestas plantadas a serem ministrados para produtores rurais do bioma Cerrado. Adicionalmente, o projeto prevê a formação de prestadores de assistência técnica nessas tecnologias para assessoria a produtores selecionados. Fonte: Ascom