Sustentabilidade

SIG lança solução inédita para a produção de canudos de papel em larga escala

SIG lança solução inédita para a produção de canudos de papel em larga escala

A suíça SIG é a primeira empresa a oferecer ao mercado uma alternativa pronta e automatizada para o canudo de plástico. A companhia anuncia a solução de canudos de papel, que será entregue aos primeiros clientes ainda no primeiro trimestre de 2019.

Com a crescente preocupação dos impactos ambientais dos canudos de plástico, a indústria de alimentos e bebidas precisa urgentemente de uma solução alternativa. Por esta razão, a SIG disponibiliza o novo canudo de papel.

Markus Boehm, diretor de mercado da SIG, afirma: “Buscamos, com este produto, atender às necessidades dos nossos clientes com relação às crescentes preocupações com o lixo marinho e ainda, ajudá-los nas demandas regulatórias e de consumo de canudos de plástico. Este resultado é um ótimo exemplo do comprometimento com a nossa estratégia de sustentabilidade, “Way beyond good” (“Caminho além do bom”), beneficiando tanto o meio ambiente quanto os negócios dos nossos clientes”.

A subsidiária da suíça Nestlé na Republica Dominicana foi a primeira a testar a solução em um projeto piloto e apresentar o canudo ao mercado. Michael Schwan, Gerente de Produção RTD – Unidade Estratégica de Laticinios da Nestlé: “Estamos comprometidos em melhorar o desempenho ambiental de nossas embalagens e abordar a questão crítica do uso de plásticos. Precisamos de soluções eficazes e escaláveis, e o novo canudo de papel da SIG tem potencial para atender a essa necessidade “.

Buscando uma solução

A SIG não fabrica canudos, mas trabalhou de perto com um parceiro para desenvolver uma solução inovadora e exclusiva que torna o canudo de papel robusto o suficiente para perfurar o local disponível nas embalagens assépticas da SIG. O invólucro para o canudo também foi redesenhado para que ao ser descartado, permaneça preso à embalagem e possa ser reciclado junto com o restante do material.

O papel é renovável e reciclável. Esse material de base florestal já constitui 70-80% das embalagens da SIG em média, e a aparência e o toque do papel também reforçam visivelmente suas credenciais ambientais para os consumidores.

Os novos canudos de papel serão feitos de papelão de florestas certificadas pelo FSCTM (Forest Stewardship CouncilTM) ou outras fontes controladas. Os clientes podem incluir o selo FSC em qualquer embalagem SIG e estarão aptos a acrescentar também o certificado de canudos de papel, assim que o fornecedor concluir o certificado da cadeia de custódia FSC, esperado para a segunda metade de 2019.

O volume de produção dos canudos aumentará progressivamente de acordo com a demanda do mercado. A SIG continua também investindo em novas formas de aplicar essa solução alternativa de canudo a uma variedade maior de formatos de embalagens.